Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

Volvo acaba com recarga gratuita e passa a cobrar até clientes da marca nos eletropostos

Mudança de política tira vantagem de eletropostos, mas mantém “prioridade” com reservas via aplicativo

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Volvo Car Brasil anunciou que, a partir de 15 de junho, os proprietários de veículos da marca terão que pagar pelo uso da rede de carregadores, encerrando a gratuidade anterior.
  • Os usuários pagarão R$ 2,00 por kWh nos eletropostos e R$ 2,90 por kWh nas estações rápidas de corrente contínua (DC).
  • Uma taxa de ociosidade de R$ 5 por minuto será cobrada para veículos conectados após a conclusão da carga, com 15 minutos de tolerância para clientes Volvo.
  • Apesar do fim da gratuidade, clientes Volvo podem reservar carregadores com antecedência e usar o sistema Autocharge para recargas automáticas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Carregadores da Volvo Volvo/Divulgação

A Volvo Car Brasil anunciou uma mudança importante em sua estratégia de eletrificação no país. A partir de 15 de junho, os proprietários de veículos da marca deixarão de ter acesso gratuito à rede de carregadores da fabricante e passarão a pagar pelo serviço, encerrando um benefício que acompanhava os clientes desde a expansão dos primeiros eletropostos da empresa no Brasil.

Na prática, a Volvo se alinha a marcas concorrentes que, embora tenham carregadores rápidos, também fazem a cobrança normal pela energia utilizada.


Volvo EX30 Ultra Twin Marcos Camargo Jr. 29.01.2026

A decisão marca uma nova fase da operação da rede de recarga da fabricante sueca, uma das pioneiras na criação de infraestrutura para veículos elétricos no país. Atualmente, a Volvo possui 75 eletropostos e 145 conectores ativos, conectando mais de 30 mil quilômetros de rodovias brasileiras.

Com a nova política, todos os usuários passarão a pagar uma taxa de conectividade de R$ 2,00 por kWh, enquanto as estações rápidas de corrente contínua (DC) cobrarão R$ 2,90 por kWh. Nesse caso, o valor chega a quase três vezes o custo da energia elétrica na rede, considerando o estado de São Paulo.


Volvo posto elétrico Volvo/Divulgação

Outra medida mantida pela Volvo é a taxa de ociosidade. Nos carregadores rápidos instalados em rodovias, os motoristas que deixarem o veículo conectado após a conclusão da carga pagarão R$ 5 por minuto excedente. Os clientes da marca terão uma tolerância de 15 minutos antes do início da cobrança.

A cobrança representa uma mudança de rumo na estratégia da fabricante. Em julho de 2024, a Volvo havia começado a cobrar dos proprietários de veículos de outras marcas, mas mantinha a gratuidade para os donos de modelos Volvo.


Na época, a empresa justificava que o objetivo era estimular outras montadoras a investir em infraestrutura de recarga, já que a fabricante sueca havia destinado cerca de R$ 70 milhões para a instalação de eletropostos rápidos em rodovias brasileiras.

Reserva por aplicativo

Apesar do fim da gratuidade, a Volvo afirma que os clientes da marca continuarão tendo algumas vantagens exclusivas.


Entre elas estão a possibilidade de reservar um carregador com até 20 minutos de antecedência, agendar a utilização em até 24 horas e utilizar o sistema Autocharge, que identifica automaticamente o veículo e inicia a recarga assim que o cabo é conectado.

Segundo dados do setor, o país já conta com mais de 21 mil carregadores públicos e semipúblicos em operação, enquanto a maior parte das recargas continua sendo realizada em residências ou empresas.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.