Logo R7.com
RecordPlus
Blog da Farfan

Cúpula do Mercosul começa sem acordo com União Europeia, e Lula deve dar recado aos europeus

Impossibilidade de fechar acordo Mercosul-União Europeia em Foz do Iguaçu frustra chefes de estado sul-americanos. Milei e Peña confirmaram presença. Lula dará recado aos europeus em discurso

Blog da Farfan|Tainá FarfanOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Cúpula do Mercosul iniciou em Foz do Iguaçu sem a assinatura do acordo Mercosul-União Europeia.
  • Pressões de agricultores na Itália e França levaram ao adiamento da reunião da União Europeia sobre o acordo.
  • Lula fará discursos com recados diretos aos europeus, frustrando outros líderes sul-americanos presentes.
  • A cúpula marca a transição da presidência pró tempore do Brasil para o Paraguai, com novas negociações em andamento com Emirados Árabes e Canadá.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Cúpula do Mercosul começa sem acordo com União Europeia, e Lula deve dar recado aos europeus REUTERS/Adriano Machado

A Cúpula do Mercosul começou nesta sexta-feira (19), em Foz do Iguaçu (PR), mas a assinatura do acordo Mercosul-União Europeia — principal objetivo do presidente Lula — não será concretizado. Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, o discurso de Lula terá recados diretos aos europeus.

A pedido da Itália e da França, que enfrentam pressão de agricultores contrários ao acordo com o Mercosul, a União Europeia adiou a reunião do Conselho Europeu desta semana, que deliberaria sobre o assunto.


O adiamento impossibilitou a assinatura em Foz, frustrou chefes de estado sul-americanos e resultou no cancelamento da ida da presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, e do presidente do Conselho Europeu, António Costa, à cúpula.

Até o momento, os presidentes da Argentina, Javier Milei, e do Paraguai, Santiago Peña, continuam confirmados em Foz do Iguaçu para o encontro deste sábado (20). Os presidentes do Uruguai, Yamandú Orsi, e do Panamá, José Raúl Mulino, também estarão na Cúpula do Mercosul.


O encontro marca o fim da presidência pró tempore do Brasil e início da presidência do Paraguai. Também por isso, Lula tinha grandes expectativas de assinar o acordo com a União Europeia neste encontro, que acontece no Brasil.

O bloco trabalha para fechar novos acordos de cooperação e comércio, que estão sendo discutidos por ministros das Relações Exteriores e da Fazenda nesta sexta-feira (19). O Mercosul está em negociação avançada de livre comércio com os Emirados Árabes Unidos e foram retomados os trabalhos técnicos com o Canadá, com expectativa de realização de rodada de negociações em Brasília, em fevereiro de 2026. A intenção é que o acordo com o Canadá seja concretizado até fim do próximo ano.


Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.