Incêndio na COP30 interrompe negociações e deve adiar encerramento do evento
Encontro em Belém estava previsto para acabar nesta sexta-feira (21)

O incêndio que atingiu a Zona Azul (Blue Zone) da COP30, em Belém, nesta quinta-feira (20), interrompeu as negociações oficiais entre os países. O incidente deve provocar o adiamento do encerramento do evento, marcado para essa sexta-feira.
A Blue Zone é o palco onde ocorrem as negociações oficiais, da Cúpula de Líderes e dos pavilhões nacionais. O espaço foi esvaziado como medida de segurança. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atuar no combate ao incêndio.
Já existia uma dificuldade nas negociações sobre mapa do caminho do fim do uso de combustíveis fósseis e sobre financiamento dos países ricos para os países em desenvolvimento. Com o incêndio, a avaliação dos bastidores da cúpula da COP30 é que o evento não deve mesmo terminar amanhã.
No momento do incêndio, o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, estava em sua sala, em reunião com a ONU (Organização das Nações Unidas).
Todas as negociações foram interrompidas e a presidência aguarda retorno do Corpo de Bombeiros para saber se a estrutura tem condições de receber as pessoas. O pavilhão estará fechado até, pelo menos, as 20h.
O fogo causou muita correria e gritaria no pavilhão, mas foi controlado por rapidez pelo Corpo de Bombeiros. As causas ainda serão investigadas. Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, o incêndio pode ter sido causado possivelmente por um curto elétrico ou um celular carregando. Ninguém se feriu.
Incêndio atingiu pavilhão que recebe a COP30, em Belém, nesta quinta-feira (20)
Douglas Pingituro/Reuters - 20.11.2025
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
















