Lula vai decretar GLO, que permite uso das Forças Armadas, durante a COP30 em Belém
Em meio às discussões sobre a medida ser usada no Rio de Janeiro, governo decretará a Garantia da Lei e da Ordem para a conferência do meio ambiente

O presidente Lula decretará a GLO (Garantia da Lei da Ordem), em Belém (PA), durante a realização da COP30. A informação foi confirmada por ministros e pela Casa Civil, mas ainda não há data para o decreto presidencial ser publicado - o que deve acontecer nos próximos dias.
A medida permite o envio das Forças Armadas para atuar na segurança pública em situações excepcionais. A GLO foi solicitada pelo governador do Pará, Helder Barbalho.
A COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) acontecerá em Belém, de 10 a 21 de novembro.
As Forças Armadas devem atuar na segurança da capital paraense entre 5 e 21 de novembro, mas os detalhes do decreto ainda serão publicados.
A decisão acontece em meio ao debate sobre a possibilidade de decretar GLO no Rio de Janeiro, com a crise de segurança pública.
Interlocutores do Palácio do Planalto afirmam não haver qualquer intenção do presidente Lula em decretar GLO no Rio, por avaliar que pode piorar a crise e por ser contra a medida, pelo histórico do 8 de janeiro.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, também não solicitou a medida ao presidente da República até o momento.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
