Eleições na Argentina entram na reta final
Primeiro turno será neste domingo (22). Sergio Massa, Javier Milei e Patricia Bullrich tentam chegar ao segundo turno
Blog do Nolasco|Do R7
O primeiro turno das eleições na Argentina será realizado neste domingo (22). Na última semana de campanha, a maioria das pesquisas no país revela que o candidato da extrema-direita, Javier Milei, deve conquistar a maior parte dos votos, seguido pelo candidato do atual governo, o Ministro da Economia, Sergio Massa, e em terceiro lugar está Patricia Bullrich, ex-ministra de Segurança Pública e outra candidata de direita.
As pesquisas, que na última semana de campanha não podem mais ser divulgadas, de acordo com as leis eleitorais na Argentina, sugerem que haverá um segundo turno. Pelas regras, caso nenhum candidato alcance a maioria necessária — ou seja, 45% dos votos ou 40% com uma diferença de 10 pontos percentuais em relação aos demais candidatos —, um segundo turno será convocado, programado para ocorrer em 19 de novembro.
Além disso, grande parte das cadeiras das Câmaras de Deputados e de Senadores também será renovada, e há votação para eleger governadores em 21 das 23 províncias, assim como o chefe de governo da Cidade Autônoma de Buenos Aires.
O blog, o R7 e o Jornal da Record vão acompanhar de perto as eleições na Argentina, com notícias e bastidores. Nossa equipe embarca para o país nesta semana.
A Argentina é um dos principais parceiros comerciais do Brasil e vive uma longa crise econômica, e as eleições põem novamente candidatos de esquerda e de direita em forte confronto de ideias. O resultado vai influenciar a relação com o Brasil e também o futuro do Mercosul.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.