Guedes: 'Estamos saindo da crise, mas não estamos fora de perigo'
Ministro diz que fatores de risco são distribuição desigual de vacinas, a desorganização da produção e geração de energia
Blog do Nolasco|Do R7
Os líderes mundiais e ministros da Economia que participaram do encontro do G20, em Roma, na Itália, têm um ponto em comum sobre o futuro da economia do planeta: ainda existe um risco provocado pelos reflexos da pandemia nas finanças e, por isso, é preciso melhorar a cooperação entre si.
O ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, afirmou ao blog que a avaliação é de que a economia mundial mostra sinais de recuperação. "Estamos saindo, mas ainda não estamos fora de perigo", adverte o superministro, complementando que essa foi a visão apontada pela maioria dos presentes nos debates.
Leia também
Durante as conversas e reuniões, foram indicados riscos para a recuperação da economia e a volta da crise sanitária. Entre os fatores de riscos, a distribuição desigual de vacinas, a desorganização de algumas cadeias produtivas e a crise relacionada ao abastecimento energético. Além do petróleo, outras matrizes energéticas como gás e carvão tiveram forte alta nos preços.
Quanto às vacinas, a solução, segundo os líderes e responsáveis pela economia mundiais, é aumentar as doações e as exportações, além de estimular as produções locais de imunizantes.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.