Vitória de Trump foi de ‘goleada’
Republicanos assumem controle do Senado e devem manter o comando da Câmara
A vitória de Donald Trump nas eleições americanas é o que chamamos no futebol de “barba, cabelo e bigode”.
Os republicanos retomaram o controle do Senado, que estava com maioria democrata, e devem manter o controle da Câmara dos Representantes.
Isso dará a Trump uma maioria capaz de aprovar projetos mais amplos nos Estados Unidos, incluindo o amplo pacote de redução de impostos prometido na campanha.
A vitória foi pavimentada com um discurso que tocou o desejo dos americanos por mudanças. A inflação e a imigração ilegal foram apontadas em pesquisas como os principais problemas do país.
Na política externa, Trump defende o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia, com a retirada do financiamento e envio de armas aos ucranianos.
A União Europeia também deverá passar por mudanças na relação com os Estados Unidos. Os americanos devem ficar um pouco mais distantes e mais preocupados com questões internas.
O Brasil precisará ficar de olho em como a mudança no governo americano vai impactar mercados como o do aço, importante produto da nossa cesta de exportações. No primeiro mandato, Donald Trump chegou a aumentar a taxa sobre nosso aço.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.