Catar condena ataque do Irã, diz que tem o direito de retaliar e confirma que interceptou todos os mísseis
A informação foi divulgada pelo porta-voz do chanceler catari, após receio de novos ataques. Ele garante que o espaço aéreo está seguro

O Catar se revoltou com o ataque da Guarda Iraniana contra bases americanas instaladas no país.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores disse que houve “uma flagrante violação da soberania e do espaço aéreo do Estado do Catar, bem como do direito internacional e da Carta das Nações Unidas.”
O documento ainda destaca:
“O Estado do Catar se reserva o direito de responder diretamente de forma proporcional à natureza e à magnitude deste flagrante ataque e em conformidade com o direito internacional.”
O porta-voz confirmou, em uma declaração à Agência de Notícias do Catar (QNA), que as defesas aéreas frustraram o ataque e interceptaram com sucesso todos os mísseis iranianos.
E ainda explicou que a base havia sido evacuada com antecedência, de acordo com as medidas de segurança e precaução aprovadas, dadas as tensões na região.
“Todas as medidas necessárias foram tomadas para garantir a segurança do pessoal na base, incluindo membros das Forças Armadas do Catar, forças amigas e outros, confirmando que não houve feridos ou perdas humanas”.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
