Exercício depois da bariátrica ganha força no controle da glicose
Novos dados mostram que a cirurgia pode deixar o corpo mais sensível aos benefícios da atividade física, especialmente no metabolismo da glicose
Ciência para o Dia a Dia|Saulo Gil
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um estudo realizado por pesquisadores do Centro de Medicina do Estilo de Vida da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) revelou que a cirurgia bariátrica do tipo bypass gástrico em Y-de-Roux não só ajuda a emagrecer, mas também melhora a forma como o corpo reage a uma sessão de exercício depois de uma refeição.
Os pesquisadores acompanharam 13 mulheres antes e três meses após a cirurgia. Em ambos os momentos, elas tomaram uma bebida calórica 30 minutos antes do treino e, em seguida, fizeram uma sessão combinada de musculação e caminhada em esteira.
Amostras de sangue foram coletadas em jejum, logo após o exercício e 30 minutos depois. Como era esperado, depois da cirurgia, as participantes haviam perdido peso e gordura corporal e melhoraram a capacidade cardiorrespiratória.
Mas o ponto mais interessante, segundo o Prof. Dr. Saulo Gil, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, apareceu nos resultados obtidos por meio da análise do sangue das participantes.
Os pesquisadores observaram que, em comparação ao período antes da cirurgia bariátrica, as participantes passaram a apresentar menores níveis de glicose no sangue após o exercício, que se mantinham mais baixos algum tempo depois. Ao mesmo tempo, a quantidade total de insulina liberada diminuiu, indicando que, após a cirurgia, o organismo passou a utilizar a insulina de forma mais eficiente.
Além disso, dois hormônios intestinais ligados à saciedade e ao controle da glicose, o GLP-1 e o PYY, aumentaram mais depois do exercício no período pós-cirurgia do que antes da cirurgia.
Já outros hormônios, como GIP e polipeptídeo pancreático, tiveram redução na secreção após o procedimento cirúrgico quando comparado com as avaliações antes da bariátrica. Marcadores de inflamação e a grelina, hormônio relacionado à fome, não sofreram alterações agudas importantes.
Segundo o Prof. Dr. Saulo Gil, na prática, o estudo mostra que, após o bypass gástrico, uma sessão de exercício realizada depois de uma refeição passa a exercer um efeito mais favorável sobre os hormônios intestinais e no controle da glicose. Isso reforça a importância da prática de exercício físico como parte essencial do tratamento no pós-operatório da cirurgia bariátrica.
O artigo complete intitulado “Roux-en-Y Gastric Bypass Improves Insulin Response and Secretion of GLP-1 and PYY in Response to Postprandial Acute Exercise” pode ser lido na integra no link
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














