IPVA 2026 começa a vencer nesta segunda-feira em SP; à vista ou a prazo, veja como pagar
Para quem tem o dinheiro disponível, o melhor é à vista, com desconto de 3%; quem parcelar deve ficar de olho nas datas para não pagar multa

O calendário de vencimento do IPVA 2026 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de São Paulo começa a vencer nesta segunda-feira. Os primeiros são os veículos com placa final 1 (veja as datas abaixo).
A opção à vista tem desconto de 3% ou pode ser parcelado em até cinco vezes, mas sem desconto. Outra forma de pagamento é a cota única em fevereiro, também sem desconto.
Para consultar o valor, basta acessar os terminais de autoatendimento, a internet banking e aplicativos de celular disponibilizados pelos bancos. É preciso informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor).
Também é possível verificar diretamente no portal da Sefaz-SP (Secretaria da Fazenda e Planejamento), com o número da placa do veículo.
À vista ou a prazo
Para quem tem dinheiro disponível, o ideal é pagar à vista, afirma o especialista em direito tributário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e diretor da Mix Fiscal, Fabrício Tonegutti.
Mas, como o desconto é de 3%, para quem tem aplicação financeira seria mais vantajoso pagar parcelado para não perder o rendimento com a taxa Selic a 15%.
Para isso, segundo Tonegutti, a pessoa deve ser organizada e tomar cuidado com as datas de vencimento. para não pagar multa.
“IPVA não é uma surpresa, mas é um compromisso já conhecido. Agora é hora de você olhar, fazer conta e decidir com calma para evitar dor de cabeça lá na frente”, alerta o especialista.
“Pode parecer um desconto pequeno, mas quando o imposto é alto, esse desconto vira um dinheirinho de verdade a mais no bolso. Além disso, quando a gente paga à vista, a gente tem uma coisa muito prática, que é eliminar o risco de atraso, de ter que depois pagar multa, pagar juros.”
Segundo ele, tem um último fator psicológico importante, que é que começar o ano com uma conta grande a menos.
“Agora, essa ideia de pagamento à vista só faz sentido se isso não for pesar, se não for comprometer o orçamento. Se, para pagar o IPVA à vista, você vai entrar no cheque especial, vai pagar o rotativo do cartão, vai ficar apertado, isso não vale a pena”, explica.
Para quem não pode pagar à vista e precisa parcelar, tem alguns cuidados que são fundamentais. O primeiro é não confundir parcelamento com folga financeira. Depois, parcelar não é deixar o imposto mais barato.
“É importante ver se essa parcela cabe no orçamento, junto com as outras despesas fixas do início do ano, além do supermercado, escola, condomínio, cartão de crédito etc.”
Outro ponte é ter muita atenção às datas de vencimento. Se atrasar alguma parcela do IPVA, isso vai gerar multa, vai gerar juros.
“Terceira coisa é a gente tem que evitar pagar e parcelar o IPVA no cartão de crédito, principalmente se isso adicionar juros. O juro do cartão costuma ser muito maior do que qualquer desconto que você teria pagando à vista”, conclui Tonegutti.
Calendário
Formas de pagamento
Os proprietários poderão escolher entre as seguintes formas de pagamento com vencimentos de acordo com o final de placa do veículo:
À vista
- Cota única antecipada em janeiro com desconto de 3%;
- Cota única em fevereiro, sem desconto;
Parcelamento, sem desconto, de acordo com cota mínima:
- Em até 5 vezes, de janeiro a maio
Os caminhões têm prazos diferenciados:
- para o pagamento integral em janeiro é concedido desconto de 3%
- aos que escolherem pagar em cota única, sem desconto, é 22 de abril
- Para os proprietários que optarem pelo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, os vencimentos são em 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro.
Como pagar
Para efetuar o pagamento do IPVA 2026, basta o contribuinte utilizar a rede bancária credenciada, com o número do Renavam.
Outra opção é por meio do Pix. Ao obter o QR code, gerado exclusivamente no site da Sefaz-SP, o recolhimento pode ser feito junto a mais de 900 instituições financeiras, contemplando especialmente os cidadãos com contas digitais e que não possuem conta nos grandes bancos.
É possível efetuar o recolhimento pela internet, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. Além de casas lotéricas e com cartão de crédito nas empresas credenciadas à Sefaz-SP.
Multa
O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.
Consulta
A consulta do valor pode ser feita pelos sites bancários, ou pelo Sistema de Veículos (Sivei). Basta informar a placa do veículo.
- na página IPVA, Débitos de Veículos e Taxas Detran - IPVA, Débitos de Veículos e Taxas Detran
- na página Consulta Débitos vinculados ao veículo - Consulta de débitos do veículo
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















