Receita alerta sobre sites falsos que geram documentos para MEI
Ao acessar o PGMEI, contribuintes devem verificar o domínio ‘receita.fazenda.gov.br’ no endereço eletrônico, afirma a Receita
A Receita Federal fez um alerta nesta quarta-feira (24) sobre sites falsos que simulam o PGMEI (Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional - Microempreendedor Individual). “Esses endereços podem direcionar os usuários para falsos programas geradores de documentos, causando prejuízos financeiros e trazendo compromissos legais aos contribuintes”, afirma a Receita em nota.
Por isso, ao acessar os canais oficiais para gerar documentos do PGMEI ou para acessar outros serviços, é preciso sempre verificar se é o site certo. O domínio de acesso ao serviço deve ter “receita.fazenda.gov.br” no link.
Veja também
Veja a diferença
- Link correto:
https://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/aplicacoes/atspo/pgmei.app/identificacao
- Exemplos de sites fraudulentos:
consulta-pagamento.pgmei.site
www8-receita-fazenda-gov-br.codews.
Páginas suspeitas
A Receita orienta a sempre desconfiar de sites que solicitem informações sensíveis ou redirecionem para páginas suspeitas.
“Utilize sempre os canais de atendimento oficiais da Receita Federal para esclarecer dúvidas e confirmar a autenticidade dos serviços”, adverte.
A Receita Federal afirma ainda que está investigando para coibir o aumento desses sites fraudulentos.
Para denunciar, os contribuintes que suspeitarem de fraudes ou tiverem dúvidas devem entrar em contato diretamente com os órgãos gestores por meio dos canais de atendimento oficiais.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.