Receita Federal envia carta a contribuinte na malha fina do IR 2025; veja como regularizar
Das 3,9 milhões de declarações inicialmente retidas, 66% foram corrigidos; mais de 1 milhão ainda permanece na malha fina.

A Receita Federal começou a enviar cartas a 397.731 contribuintes que estão com a declaração do Imposto de Renda 2025 retida na malha fina. A medida faz parte do Projeto Cartas 2025, para incentivar a regularização.
“Aproveitar essa oportunidade e corrigir as informações antes de ser intimado ou notificado evita o risco de multas sobre a totalidade ou a diferença de imposto objeto do lançamento de ofício”, afirma a Receita, em nota.
Das 3,9 milhões de declarações inicialmente retidas, mais de dois terços foram corrigidas pelos próprios contribuintes, sem necessidade de ação fiscal. Mais de 1 milhão de declarações ainda permanecem na malha fina.
Para se regularizar, não é preciso comparecer a uma unidade da Receita Federal. Tudo pode ser feito pelo site ou aplicativo.
Para saber se a declaração tem pendência, a consulta pode ser feita pelo serviço Meu Imposto de Renda no site da Receita Federal (dentro do e-CAC) ou pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para download em aparelhos com IOS e Android.
Para acessar o serviço, é preciso ter conta gov.br, selo ouro ou prata.
O contribuinte que não se regularizar deverá pagar multa de R$ 165,74 a 20% do imposto devido.
Como regularizar
- Acesse o serviço Meu Imposto de Renda no site ou aplicativo da Receita Federal
- A declaração retida em malha apresenta a informação “Com Pendência”
- Acessando o link dessa pendência, é possível identificar o motivo da retenção, e consultar orientações de como providenciar correção.
- É importante verificar se todos os valores declarados estão corretos
- Se há documentação que comprove o que foi informado na declaração.
- Se houver erro nas informações declaradas, basta apresentar uma declaração retificadora.
Como fazer a declaração retificador
- Acesse o serviço Meu Imposto de Renda no site ou aplicativo da Receita Federal
- Acesse o e-CAC
- Clique em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”.
- Escolha o ano da declaração e clique em “Preencher Declaração Online”.
- Selecione “Retificar Declaração”.
- Faça as alterações e envie novamente.
Os principais motivos de retenção em malha em 2025
- 32,6% - Deduções – despesas médicas: as despesas médicas são o principal motivo de retenção, correspondendo a 32,6% do total de retenções;
- 30,8% - Omissão de rendimentos: Inclui rendimentos não declarados pelos titulares das declarações ou por seus dependentes;
- 16,0% - Deduções – exceto despesas médicas: as demais deduções correspondem a 16,0% do total de retenções; e
- 15,1% - Diferenças no Imposto Retido na Fonte (IRRF): Diferença entre os valores declarados pelos contribuintes e os informados pelas fontes pagadoras na Dirf.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
