Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Conta em Dia

Valor do IPTU deste ano já pode ser consultado em São Paulo; veja calendário de pagamento

Vencimento começa em 1º de fevereiro, e quem optar pelo pagamento à vista terá um desconto de 3% no tributo

Conta em Dia|Ana VinhasOpens in new window


Os valores do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2025 já podem ser consultados pela internet em São Paulo. O pagamento poderá ser à vista, com 3% de desconto, ou parcelado em até dez vezes. O vencimento começa em 1º de fevereiro (veja calendário abaixo).

A consulta deve ser feita exclusivamente nos canais oficiais da Prefeitura de São Paulo, no link www.capital.sp.gov.br/iptu2025. Basta clicar na opção Consulta da Emissão Geral e 2ª Via do IPTU, preencher com o número de cadastro do imóvel, para ver o valor no boleto de pagamento.

A notificação será enviada a partir desta sexta-feira (17) até o dia 20 de fevereiro. A postagem das notificações para os contribuintes isentos ocorrerá a partir do dia 25 de fevereiro. Para aqueles que optaram para o envio para administradoras, o vencimento será no dia 20 de março.

A Prefeitura de São Paulo alerta que não envia cobranças nem links para pagamentos por e-mail, SMS ou WhatsApp.


Assim como nos anos anteriores, não haverá o envio mensal de boletos de pagamento do IPTU para os contribuintes que não efetuarem o pagamento à vista.

Os contribuintes vão receber inicialmente a notificação de lançamento do imposto com a opção de pagamento à vista ou da primeira parcela.


Quem optar pelo parcelamento receberá posteriormente, num único formulário, todos os boletos para pagamento das parcelas seguintes. Esses boletos poderão continuar a ser pagos mensalmente, conforme os vencimentos de cada parcela.

Pagamento

  • À vista - com 3% de desconto
  • Parcelado - em até 10 vezes

Como pagar

  • Pix
  • Terminais de autoatendimento
  • Débito automático
  • Internet banking dos bancos conveniados (consulte a lista aqui)
  • Guichês de caixa e nas lotéricas (necessário o documento impresso)

Quem optar pelo pagamento com Pix deve ficar atento a estas orientações:


  • Emita a guia de pagamento pela página oficial da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo, no link direto iptu.prefeitura.sp.gov.br;
  • Como beneficiário do pagamento deve constar Secretaria Municipal da Fazenda (CNPJ: 46.392.130/0001-18);
  • A instituição emissora do QR Code deve ser o Banco Bradesco S/A.

Para emitir a guia de pagamento com o código, o contribuinte deve acessar exclusivamente o endereço iptu.prefeitura.sp.gov.br.

Por canais online não há necessidade do documento impresso, basta a informação do número de cadastro do imóvel (que pode ser obtido nas notificações do IPTU).

Quem ainda não optou pelo débito automático deverá realizar o pagamento da 1ª parcela pelos canais normais, mas poderá fazer essa opção até a data de vencimento da primeira parcela, sendo que a opção dessa modalidade passará a valer já a partir da 2ª parcela.

A Secretaria da Fazenda de São Paulo disponibiliza no hotsite IPTU 2025 o tutorial Explicando o IPTU. O serviço permite que os contribuintes digitem o número o SQL (cadastro do imóvel) e tenham acesso a todas as informações relacionadas ao imposto.

Calendário do IPTU 2025



Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.