Veja os erros que levaram 1,4 milhão de declarações do IR 2024 à malha fina
Número representa 3,2% do total de declarações entregues pelos contribuintes neste ano, segundo a Receita Federal
Um milhão e 400 mil declarações do IR 2024 caíram na malha fina, de março a 22 de setembro deste ano. Segundo a Receita Federal, o número representa 3,2% do total de declarações recebidas. Ao todo, foram entregues pelos contribuintes 45,4 milhões de declarações neste ano.
Mas o contribuinte pode corrigir a declaração ou comprovar as informações declaradas por meio do site da Receita Federal.
Do total de declarações retidas em malha fiscal, 71% (1.047.503 declarações) referem-se a contribuintes que pleiteiam restituição de Imposto de Renda.
Em 27% (394.679 declarações), os contribuintes apuraram Imposto de Renda a pagar. Já em 2% das declarações retidas (32.345 declarações), os contribuintes apuraram saldo zero, ou seja, nem a restituir nem a pagar.
Os principais motivos de retenção em 2024
57,4% - Deduções
As despesas médicas são o principal motivo de retenção, correspondendo a 51,6% do total de retenções
27,8% - Omissão de rendimentos
Inclui rendimentos não declarados pelos titulares das declarações ou por seus dependentes
9,4% - Diferenças no Imposto Retido na Fonte (IRRF)
Diferença entre os valores declarados pelos contribuintes e os informados pelas fontes pagadoras na Dirf
2,7% - Deduções de incentivo
Inclui doações a fundos de apoio à criança, adolescente e idoso, incentivo ao esporte e cultura, e doações feitas durante o mesmo ano da entrega da DIRPF
1,6% - Rendimentos Recebidos Acumuladamente
Diferenças entre as informações declaradas e as fornecidas pelos responsáveis pelo pagamento de rendimentos na Dirf
1,1% - Imposto de Renda pago durante o ano de 2023
Diferença entre o valor de imposto pago declarado na DIRPF e os valores registrados nas bases da Receita Federal, como carnê-leão e imposto complementar.
Fonte: Receita Federal
Como sair da malha
Para corrigir a declaração ou comprovar as informações declaradas, o contribuinte pode consultar a situação pelo site ou pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível na internet ou para dispositivos móveis (celulares e tablets). No mesmo sistema, pode consultar as pendências e verificar o motivo. Basta acessar e clicar no serviço “Pendências de malha”.
Quando o contribuinte envia a Declaração de Imposto de Renda, ela é analisada pelos sistemas da Receita Federal. São verificadas as informações e comparadas às fornecidas por outras entidades, que também entregam declarações à Receita, como empresas, instituições financeiras, planos de saúde e outros.
Se for encontrada alguma diferença entre as informações declaradas pelo contribuinte e as informações apresentadas pelas outras entidades, a declaração será separada para uma análise mais profunda. É o que se chama de malha fiscal, ou “malha fina” como é popularmente conhecida.
Último lote de restituição
A Receita abriu na segunda-feira (23) a consulta ao quinto e último lote de restituição do IR 2024. São 511.025 restituições destinadas aos contribuintes, entre prioritários e não prioritários. O valor total do crédito é de R$ 1 bilhão.
O crédito bancário será realizado ao longo do dia 30 de setembro. Para consultar, basta acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. O lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.