Ministro Mauro Vieira chega a Washington para reunião com secretário de Estado americano
Encontro entre Mauro Vieira e Marco Rubio deve acontecer até o fim desta semana

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, chegou nesta terça-feira (14) a Washington, para se reunir com o secretário de Estado americano, Marco Rubio. O encontro deve acontecer até o fim desta semana.
A reunião não servirá apenas para acertar detalhes do próximo encontro presencial entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos, mas para destravar diferenças políticas entre os países, apurou o blog.
Entre os temas que podem ser abordados na reunião entre os chefes das diplomacias dos países estão a regulação das big techs; uma possível negociação sobre terras raras, no contexto das tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros que chegam aos Estados Unidos; e a relação do Brasil com diferentes países, incluindo a China.
Washington tenta afastar seus parceiros comerciais de Pequim, ao mesmo tempo em que busca reforçar o alinhamento de países sul-americanos. Na semana passada, os americanos aumentaram em 100% as tarifas contra os produtos importados da China.
Trump recebeu nesta terça-feira (14) o presidente da Argentina, Javier Milei, na Casa Branca, e comentou sobre a estratégia chinesa: “A China gosta de criar divisões”, disse, ao ser questionado sobre a compra de soja argentina em vez de americana.
O republicano também defendeu o acordo de 20 bilhões de dólares com a Argentina, fechado na semana passada, para ajudar a estabilizar a economia do país, que enfrenta escassez de dólares em caixa, e não descartou a possibilidade de um acordo de livre comércio. “Queremos ajudar a Argentina”, disse.
Durante o encontro Trump afirmou ainda que os Estados Unidos estão “fazendo um progresso extraordinário com a América do Sul”. O republicano ainda lembrou do encontro que teve com o presidente Lula (PT), na Assembleia Geral da ONU, e destacou que a conversa foi “muito boa”.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
