Veja como fazer o modelo de currículo ideal para o primeiro emprego
Mais jovens enfrentam o desafio de criar um currículo sem nunca terem tido experiências

A procura pelo primeiro emprego é um desafio enorme para muitas pessoas que buscam suas primeiras oportunidades, sejam elas mais jovens ou não. Essa pretensão mais parece um labirinto e muitos fatores complicadores e dúvidas surgem sobre o que fazer, o que colocar e o que não colocar.
As principais dúvidas sobre esse assunto são:
- Como vou ter experiência se ninguém me dá a primeira oportunidade?
- Se todas as vagas pedem experiência e eu nunca tive, nunca vou trabalhar?
- O que eu vou colocar num currículo se nunca trabalhei?
- Se as empresas pedem um monte de cursos e eu não tenho trabalho, como vou pagar por esses cursos?
A questão é que para essa categoria de vagas existem muitos detalhes que podemos e devemos considerar para termos um currículo robusto, mesmo que não existam experiências em si.
Vamos para mais uma viagem?
A estrutura e sequência das informações
- — Dados pessoais para contatos.
- — Formação Acadêmica.
- — Habilidades.
- — Cursos (se tiver).
- — As informações inseridas a partir de formação acadêmica devem ser sempre em tópicos. Exemplo:
- — Descrição 1
- — Descrição 2
E assim por diante.
Atividades voluntárias valem?
Sem dúvida, vale. Se você é envolvido(a) em atividades como projetos sociais, ações de bairros, bazares, associações, ONGs, eventos, festas, comissões de formatura e afins, pode usar suas atividades para desenhar as suas descrições de habilidades.
Vamos entender isso, na prática, considerando todos os exemplos de voluntariados citados acima?
Você já fez compras de produtos ou serviço, ou qualquer outro tipo de negociação para alguma ação?
Se sim, deve listar que possui capacidade prática de negociações, avaliação de qualidade de fornecedores, realização de pesquisas de mercado, controle de informações e afins. Além disso, a habilidade para negociações também pode mostrar que você é um(a) bom(boa) vendedor(a).
Já fez pagamentos e controle de recebimentos?
Se sim, o ideal é que potencialize a prática de contas a pagar e receber, que é uma prática ligada aos setores financeiro ou administrativo. Além disso, nessa atividade também podemos citar a realização de cobranças, a análise de custos e o controle de fluxo de caixa.
Já ajudou na organização eventos?
Se sim, o ideal é listar todos os detalhes de atividades desenvolvidas nessa organização: se fazia compras, se controlava a parte financeira, se avaliava desempenhos e resultados de outras pessoas envolvidas, se fazia contatos com fornecedores, se decidia sobre o layout e decorações, se fazia análises críticas, e etc.
Todas essas rotinas podem ser descritas como experiência informal adquirida na prática. De uma forma ou outra, deixamos exposto que temos capacidade de exercer qualquer tipo de atividade como essas.
As habilidades pessoais também podem ser detalhadas?
Podem e devem, pois são fatores importantes para a criação da leitura do seu currículo.
Vamos a alguns exemplos?
Desenhos, montagens e desmontagens de brinquedos, por exemplo, mostram um bom poder de trabalhos operacionais ou técnicos. Se analisarmos a fundo essas ações veremos que, dentro delas, tem muitos detalhes a serem explorados para as descrições num currículo.
Criação/invenção de cenários enquanto brincava mostra um bom poder de criação, análises e críticas. Para cargos administrativos e de criações em geral são fatores comportamentais interessantes.
Liderança natural de outras crianças aponta o poder de liderança e influência. Numa década que temos formado poucos executivos, essa capacidade pode ser fundamental para ter em um currículo de primeiro emprego.
Ações que mostravam habilidade em comunicação, em escrita, em soluções de problemas sempre criando uma alternativa ressalta a capacidade de criação. Para trabalhos nas áreas de Marketing, Comunicação, Publicidade, Propaganda e afins, também são fatores positivos.
Essas ações são algumas das que você pode ter exercido durante a infância ou adolescência. Elas também podem contribuir muito para a tentativa de compensação da falta de experiência.
Todos os fatores que citamos acima são habilidades que muitas empresas procuram e listar isso amplamente pode nos dar vantagens em relação a outros profissionais concorrentes.
Dessa forma, precisamos listar o máximo de atividades possíveis, mesmo que diferentes das que estou citando aqui, para assim, criamos as descrições necessárias.
E se eu estiver trabalhando em um negócio da família, sem ter assinado a carteira?
O trabalho informal em um negócio familiar também é um fator importante que para o currículo de primeiro emprego. Se você trabalhou numa padaria, por exemplo, pode destacar itens como habilidade em atendimento ao cliente. Se você trabalhou fazendo entregas, pode destacar como habilidade em operações logísticas, planejamento de tempo e entregas.
Acima estão dois exemplos que, claro, você vai adaptar à sua realidade.
O que precisamos entender sobre isso é que se torna necessário o detalhamento máximo de atividades que já fizemos de maneira informal.
Posso fazer um currículo moderno e colorido para impressionar?
Pode, desde que a sua habilidade natural seja para áreas como Design, Marketing e áreas afins. Dessa forma, você pode criar um bom impacto para mostrar o que sabe fazer, mesmo que sem experiência em si.
Fora isso, o recomendável é o currículo tenha um formato tradicional, preto e branco.
E então, vamos para a prática?
Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














