Como identificar falsas vagas de emprego
Aprenda a como não cair em golpes
O brasileiro não tem paz, não é verdade? A cada dia é um tipo de golpe novo que testa a nossa paciência. Se hoje as autoridades policiais desbaratarem um modelo de golpe, amanhã já tem um novo método mais sofisticado e avançado. É assim que, infelizmente, funciona. Golpes de cartões, contas, pix e tantos outros são os mais praticados. E agora..... o de falsas vagas de emprego. E no meio de tudo isso, milhões de pessoas em sofrimento pelas consequências causadas.
Em um período que muitas pessoas ainda estão fora do mercado, há um solo fértil para golpistas arrancarem dinheiro de suas vítimas com falsas promessas e anúncios audaciosos que enganam pessoas de bem. Estima-se que a cada 10 pessoas que caem golpes, 09 estão desempregadas. Ou seja, eles agem na fragilidade de quem está vulnerável. Precisamos ter muita cautela com isso.
Vamos entender como esses golpes são aplicados no dia-a-dia? É bem provável que você já tenha visto algum dos exemplos que abordaremos ou que conheça alguém que já tenha caído em um deles.
ANÚNCIAS DE VAGAS COM OBRIGATORIEDADE DE FAZER UM CURSO
Você já recebeu um chamado de “entrevista” por e-mail, whatsapp ou outro recurso que pedia a inscrição e pagamento de um “curso de reciclagem” para poder participar? É golpe. Não pague nada, não acesse nada e não vá em frente, mesmo que haja a dúvida ou empolgação sobre o que foi publicado. Normalmente esses anúncios vêm com descrições de vagas com salários acima da média. Eles fazem isso justamente para gerar a atração para o golpe.
A questão é que nenhum processo seletivo pede pagamento de algum valor para o(a) profissional participar. Independente de empresa ou instituição, isso não acontece. Portanto, qualquer link que chegue falando sobre taxa de curso, taxa de cooperação ou qualquer coisa do tipo, esqueça e delete.
Veja só alguns exemplos que anúncios que apuramos....
Exemplo 1: “Você sonhar em ser bem remunerado e quer fazer de nossa empresa? Adquira já o seu curso de reciclagem sobre como se portar em uma entrevista !!!”.
Exemplo 2: “Entrevista agendada para o dia X às X horas. Para dar continuidade na sua seleção, adquira nosso curso de preparação”.
Exemplo 3: “Participe de uma grande contratação ao adquirir o curso de reciclagem em entrevista de trabalho”.
Exemplo 4: “Esse é o emprego dos seus sonhos. Acesse o botão de pagamento para saber mais sobre a vaga”.
Exemplo 5: “O seu emprego tão desejado a um passo de ser alcançado. Acesse o link e garanta a sua vaga”.
Exemplo 6: “Vagas para início imediato. Acesse a garanta a sua”.
Se você ver algo igual ou similar, fuja !!!
EMAILS NÃO OFICIAIS
Se a vaga estiver sendo anunciada por um e-mail não oficial, devemos ligar a luz de alerta. Porém, precisamos saber que muitas empresas divulgam vagas com e-mails diferentes dos oficiais e isso acontece quando a vaga é sigilosa e o nome da empresa não pode aparecer num primeiro momento.
Para reduzirmos o risco de um golpe nesse item específico, precisamos considerar alguns pontos:
- O anúncio pede algum valor financeiro? Se sim, fuja.
- O anúncio direciona para algum link? Se for para um site de cadastros reconhecido, pode fazer. Se o link não mostra nome nem imagem de nada, fuja.
- O anúncio foi feito por um perfil sem foto, fuja.
- O anúncio pede informações pessoais como RG e CPF? Fuja.
- O anúncio foi feito com a logo embaçada de uma empresa? Fuja.
ANÚNCIOS FEITOS POR PERFIS EM REDES SOCIAIS
Existem vagas de emprego que são divulgadas ao público. Outras, não. As que vão ao público normalmente são feitas através de sites, redes sociais ou outra ferramenta digital através de pessoas que trabalham na empresa, páginas oficiais das organizações ou empresas de recrutamento e seleção. Quando é assim alguns pontos nos mostram a autenticidade do anúncio:
- um e-mail oficial vinculado ao anúncio.
- checagem azul de páginas oficiais.
- cargo da pessoa que está divulgando.
- foto de perfil da pessoa que está anunciando.
- foto de desenho animado no perfil da pessoa que anuncia.
Tudo que estiver fora disso, fuja !!!
ACESSOS A LINKS ENVIADOS POR E-MAIL
Nesse formato de divulgação normalmente são inseridos links para o(a) profissional acessar. Esses links, na maioria dos casos, são linkados com invasões no computador que foi acessado. Se uma pessoa tiver esse acesso a partir do seu click nesse link suspeito ela pode acessar facilmente a sua conta de banco, redes sociais e de mensagens instantâneas, podendo usar isso para pedir dinheiro em seu nome.
Os formatos desses links podem ser aqueles azuis ou em formato de botões para clicar. Portanto, se isso aparecer para você, também fuja !!!
Olhos atentos sempre !!!
Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














