Logo R7.com
RecordPlus
Blog do Heródoto

Má gestão é maior obstáculo da segurança pública no Brasil, diz coronel

Especialista diz que problema não é falta de policiais, mas uso inadequado dos recursos

Heródoto Barbeiro|Heródoto Barbeiro

  • Google News

Em entrevista, José Vicente, coronel da reserva da PM de São Paulo e ex-Secretário Nacional de Segurança Pública, afirmou que a raiz dos problemas na área não está na falta de recursos ou efetivo, mas na má gestão dos sistemas de segurança. Segundo ele, muitos policiais são desviados de funções operacionais para cargos administrativos, o que compromete o combate à criminalidade. Ele também alerta para o fato de que cidades pequenas podem ter taxas de homicídio proporcionalmente maiores do que grandes capitais, como São Paulo.

O coronel destacou exemplos de estados com boa gestão e queda na violência, como São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais. No entanto, demonstrou preocupação com o aumento da letalidade policial em diversas regiões do país, mesmo onde os índices de criminalidade têm caído. Para ele, o enfrentamento da violência deve vir acompanhado de responsabilidade institucional e análise técnica especializada.

RESUMO DA NOTÍCIA

  • A má gestão é apontada como o principal obstáculo à segurança pública no Brasil, segundo coronel da reserva José Vicente.
  • O problema não é a falta de policiais, mas o uso inadequado dos recursos e desvios de função.
  • Cidades pequenas podem ter taxas de homicídio maiores que grandes capitais, como São Paulo.
  • Apesar de alguns estados apresentarem queda na violência, há preocupação com o aumento da letalidade policial em várias regiões.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.