Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

AeroCITI: com investimento de R$ 3 bi, novo polo de tecnologia, indústria e inovação aeronáutica é lançado no Brasil

Complexo da Aeromot em Guaíba (RS) abrigará a produção aeronáutica, incluindo a primeira aeronave de transporte no mundo movida a etanol e um aeródromo regional

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
AeroCITI – Aerocentro Integrado de Tecnologia e Inovação é inaugurado Marcos Grego/ Aeromot/ Divulgação

O Brasil dá um novo salto em direção à neoindustrialização e à inovação aeroespacial com a implantação do AeroCITI – Aerocentro Integrado de Tecnologia e Inovação, empreendimento liderado pela Aeromot S.A. em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre (RS).

O complexo, cujo lançamento da pedra fundamental coincidiu com o Dia do Aviador, abrigará fábricas de aeronaves, centros de pesquisa, hub de inovação e empresas nacionais e internacionais dedicadas ao desenvolvimento de tecnologias aeronáuticas e industriais de ponta, além de um aeródromo destinado a fortalecer a conectividade e a logística regional. A área do empreendimento é superior a 500 hectares.


Marco industrial e tecnológico

O AeroCITI abrigará a produção do bimotor DA62, da Diamond Aircraft, em modelo de nacionalização progressiva. O processo será conduzido de forma gradual, com critérios técnicos e econômicos de viabilidade, priorizando a transferência de conhecimento e a formação de fornecedores locais até alcançar a plena autossuficiência produtiva e tecnológica. Essa trajetória representa um impulso na fabricação de aeronaves leves e abre importante potencial de exportação para o mercado global.


Além disso, o empreendimento já nasce com parcerias internacionais estratégicas, como a norte-americana Textron Aviation, com a qual foi firmado um acordo de cooperação comercial e industrial, e a italiana Leonardo Helicopters, que atuará em programas de nacionalização e no desenvolvimento conjunto de novas tecnologias.

“O AeroCITI é símbolo de progresso, conhecimento e inovação em solo gaúcho, com impacto global. Esse complexo nasce movido por cooperação e sustentabilidade, voltado à formação de talentos e tecnologias que reafirmam o papel do Brasil como protagonista do futuro da aviação”, destacou Guilherme Cunha, CEO da Aeromot.


Durante a cerimônia, o executivo também anunciou duas iniciativas emblemáticas: a parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), para a formação de profissionais especializados, e o desenvolvimento do AMT-X, primeira aeronave de transporte movida a etanol do mundo – projeto 100% brasileiro em parceria com a Finep, cujo primeiro protótipo deve voar em até três anos.

Parceria institucional


O evento contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, do prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, e do presidente da Conab, Edegar Pretto, que representou o governo federal.

“O AeroCITI deve ser reconhecido como um verdadeiro centro de inteligência e desenvolvimento. Estamos falando de empregos qualificados e de um futuro no qual o Rio Grande do Sul se consolida como referência em engenharia e tecnologia de ponta. O legado da aviação gaúcha, iniciado pela Varig, renasce agora com um novo complexo aeronáutico que enche o Estado de orgulho”, afirmou Leite.

Sobre o AeroCITI

Localizado em Guaíba (RS), o AeroCITI é um complexo industrial aeronáutico com mais de 500 hectares, concebido como uma aerotrópole sustentável. O empreendimento integra fábricas de aeronaves, centros de inovação, pesquisa e desenvolvimento, parque logístico e manutenção aeronáutica, praça acessível ao público, com museu aeronáutico a céu aberto, hotel, centro de conveniência e serviços correlatos, além de infraestrutura aeroportuária com função regional, servindo também como aeroporto alternativo ao Salgado Filho.

Com investimento estimado em mais de R$ 3 bilhões ao longo das fases de implantação, o empreendimento deve gerar aproximadamente 1.500 empregos diretos e indiretos, consolidando-se como um dos principais vetores de desenvolvimento econômico e tecnológico do Rio Grande do Sul.

O AeroCITI também será aberto à integração de novas empresas e de startups, nacionais e internacionais, que desejem participar do ecossistema de inovação e produção aeronáutica, promovendo sinergias entre indústria, ciência, governo e sociedade.

Sobre a Aeromot

Com 58 anos de trajetória, a Aeromot S.A. é uma empresa brasileira de tecnologia aeronáutica e estratégica de defesa, reconhecida pelo Ministério da Defesa por suas competências em engenharia, integração de sistemas e certificação aeronáutica civil e militar.

Líder nacional no fornecimento de aeronaves multimissão, de soluções para defesa e segurança pública e de serviços de manutenção aeronáutica, a Aeromot é distribuidora exclusiva e centro autorizado da Diamond Aircraft Industries no Mercosul. A implementação da produção nacional do DA62 reforça o compromisso da companhia com a inovação, a sustentabilidade e a neoindustrialização do setor aeroespacial brasileiro.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.