Aeronáutica adquire 27 helicópteros Airbus H125 para FAB e Marinha
Aquisição do modelo H125 deverá aumentar a capacidade de treinamento da Força Aérea e da Marinha do Brasil
Luiz Fara Monteiro|Do R7

A Airbus Helicopters recebeu uma ordem das forças armadas brasileiras para comprar um total de 27 helicópteros monomotores H125.
As aeronaves estão sendo adquiridas por meio do Comitê de Coordenação do Programa de Aeronaves de Combate (COPAC).
Esta aquisição visa aumentar a capacidade de treinamento da Força Aérea e da Marinha do Brasil.
O tenente-comandante da Força Aérea Brasileira Carlos de Almeida Baptista Junior disse: “Este contrato de aquisição conjunta representa a realização de um projeto que equipará a Força Aérea e a Marinha do Brasil com aeronaves modernas que atenderão às necessidades das Forças nos próximos 30 anos .”
A produção do H125 será realizada na linha de montagem final do H125 na fábrica da Helibras, subsidiária brasileira da Airbus, em Itajubá, Brasil.
É a mesma planta onde são montados os helicópteros multifunção H225M Cougar das Forças Armadas brasileiras.
Uma vez entregue, a nova frota H125 substituirá os helicópteros Eurocopter AS350 existentes da Força Aérea Brasileira e os helicópteros Bell 206 existentes da Marinha do Brasil.
Os helicópteros H125 da Airbus apresentarão um display multifuncional de veículos e motores que será compatível com os óculos de visão noturna.
O CEO da Airbus Helicopters, Bruno Even, disse: “O H125 é um helicóptero versátil amplamente utilizado nos mercados civil e militar como plataforma de treinamento, graças à sua robustez, confiabilidade e fácil manutenção”.
As forças armadas brasileiras atualmente possuem e operam até 156 helicópteros Airbus, baseados em oito bases em todo o país, para apoiar várias missões de busca e salvamento, transporte tático e apoio civil.
Os helicópteros incluem 41 helicópteros pesados multifuncionais H225M e 67 helicópteros leves monomotores da família Ecureuil .












