Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Aeroporto de Goiânia registra a passagem de cerca de 180 órgãos e tecidos para transplantes de janeiro a julho de 2025

Foram 89 voos que transportaram órgãos e tecidos, incluindo córneas, rins, fígados e baços pela logística aérea

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Aeroporto de Goiânia agiliza o atendimento das solicitações de transporte de órgãos e tecidos Divulgação Motiva Aeroportos

O Aeroporto de Goiânia, administrado pela Motiva, foi via essencial para o transporte de cerca de 180 órgãos e tecidos destinados a transplantes entre janeiro e julho deste ano, segundo dados da Central Estadual de Transplantes de Goiás. Com o Dia Nacional da Doação de Órgãos se aproximando, 27 de setembro, os dados reforçam a importância da logística aérea nos transplantes.

No período, foram realizados 89 voos para o transporte de 178 órgãos e tecidos. Do total, 90 foram córneas, 39 rins, 25 baços ou linfonodos e 11 fígados. A agilidade do transporte aéreo é fundamental, já que muitos desses órgãos têm tempo limitado de preservação até o transplante.


“O transporte aéreo cumpre um papel decisivo na rede de saúde, permitindo que os órgãos cheguem no tempo adequado para o procedimento. Aqui, no Aeroporto de Goiânia, criamos um fluxo para que cada solicitação seja atendida com prioridade, sempre em parceria com as companhias aéreas e demais transportadores”, explica Wander Melo Jr, gerente do Aeroporto de Goiânia.

De 2023 a julho deste ano, foram 582 órgãos e tecidos transportados via aérea, sendo 303 voos partindo ou chegando pelo Aeroporto de Goiânia.


O trabalho conjunto entre a Central Estadual de Transplantes de Goiás, equipes médicas e a infraestrutura aeroportuária é essencial para viabilizar essa corrente de solidariedade que salva vidas.



Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.