Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro

Dirigível com formato de bumbum deve fazer o seu voo inaugural em 2027

Publicação em rede social viralizou por conta do formato do dirigível

Luiz Fara Monteiro|Do R7


Com várias qualidades que atendem às novas tendências de veículos sustentáveis, o dirigível Airlander 10 chamou atenção mais pela forma do que pelo conteúdo. Uma foto da aeronave postada nas redes sociais viralizou por causa de seu formato, que se assemelha a um bumbum. 

A empresa britânica fabricante do modelo, a Hybrid Air Vehicles (HAV) chegou a um acordo de parceria com o Royal International Air Tattoo (Riat), anunciado como o maior show aéreo militar público do mundo e realizado anualmente no Reino Unido.

O Airlander ainda está em fase de desenvolvimento e teste de pré-produção, embora o primeiro modelo tenha progredido em seu cronograma de voo de teste, e a HAV tenha anunciado sua intenção de construir sua instalação de produção em Doncaster, Reino Unido. O primeiro Airlander está programado para ser concluído em 2026.

O Airlander é uma aeronave de emissão ultrabaixa — capaz de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de voos longos e curtos em 90%, de acordo com o HAV — baseada em uma releitura do dirigível do século 20.


O acordo faz parte da estratégia de sustentabilidade e ESG da Riat, que exibe aeronaves e novas tecnologias que promoverão a descarbonização da indústria de viagens aéreas, informa a Airport Technology.

O destaque do acordo será o voo de demonstração da aeronave Airlander 10, da HAV, no Riat de 2027.


Embora os dirigíveis (às vezes chamados de zepelins, em homenagem a um famoso fabricante alemão) nunca tenham desaparecido completamente dos céus, desastres como o do Hindenburg levaram a preocupações de segurança generalizadas e a uma clara virada da indústria para aeronaves de asa fixa.

A HAV espera instigar o setor a um afastamento dos aviões tradicionais para viagens de longa e curta distância e de voos de carga. Junto com o Airlander 10, que transportará 10 toneladas de carga, a empresa trabalha no projeto de uma versão de 50 toneladas, com capacidade para 200 passageiros e autonomia máxima de 2.200 km com carga total.


“O Airlander é uma aeronave híbrida inovadora que oferece serviços eficientes e econômicos de transporte de passageiros, frete e comunicações e vigilância. Ele representa uma nova categoria de transporte, entre os serviços aéreos rápidos, caros e intensivos em carbono de hoje e o transporte de superfície mais lento e dependente de infraestrutura, com aplicação significativa na defesa", disse o CEO da HAV, Tom Grundy.

“O Airlander 10, que planejamos demonstrar na Riat 2027, é apenas o primeiro de uma 'família' planejada de aeronaves Airlander.”

O segundo Riat a exibir aeronaves elétricas será neste ano, com uma multidão esperada de 200 mil pessoas no RAF Fairford, no Reino Unido.

Kate McKinley, diretora de pessoas e sustentabilidade dos organizadores Royal Air Force Charitable Trust Enterprises, disse: “Estamos muito satisfeitos por ter feito parceria com a HAV dessa maneira. Para nós, a sustentabilidade representa uma grande área de responsabilidade".

“Como evento, estamos determinados a fazer mudanças claras, mensuráveis ​​e positivas na forma como trabalhamos, para fazer a coisa certa. Estamos cientes de que essas mudanças não acontecerão da noite para o dia, e queremos garantir melhorias reais e duradouras na forma como trabalhamos."

“No futuro, esperamos nos estabelecer como líderes do setor nessa área, e parcerias como essa são um grande sinal de intenção.”

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.