Arara-azul Jurema chega ao Zoológico de São Paulo com apoio do Avião Solidário da LATAM
Ave resgatada na Bahia viajou gratuitamente em operação que reduziu o tempo de deslocamento em mais de um dia e reforça ações de conservação da espécie

A arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), espécie endêmica do nordeste da Bahia e ameaçada de extinção, ganhou um novo lar na última semana graças ao apoio do programa Avião Solidário, da LATAM. Batizada de Jurema, a ave foi resgatada em abril deste ano no município de Paulo Afonso (BA), e foi encaminhada para o Zoológico de São Paulo, onde integrará ações de conservação e manejo da espécie.O transporte aéreo entre Salvador e Guarulhos reduziu em mais de um dia o tempo total da viagem em comparação ao deslocamento terrestre, garantindo menor estresse e mais segurança para a arara. A operação envolveu equipes técnicas do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Salvador, do Cemave/ICMBio e do próprio zoológico.
Segundo o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), Jurema pertence ao Programa de Manejo Integrado da Arara-azul-de-lear, que reúne esforços de resgate, recuperação e reintrodução dessa população na natureza. Encontrada ainda filhote e criada longe dos pais, Jurema não desenvolveu habilidades essenciais para a sobrevivência em vida livre. No futuro, porém, poderá formar casal e contribuir para o aumento da população mantida em conservação.
“Operações como esta mostram como a aviação pode ser uma aliada direta na proteção da biodiversidade brasileira. Ao reduzir o tempo de deslocamento e oferecer condições adequadas de transporte, contribuímos para o bem-estar do animal e para o trabalho científico de longo prazo”, afirma Raquel Argentino, gerente de Sustentabilidade e Impacto Social da LATAM Brasil.
A arara-azul-de-lear enfrenta ameaças como desmatamento, tráfico de fauna, incêndios florestais e pressão urbana. A espécie já foi considerada desaparecida de seu habitat até ser redescoberta em 1978.
AVIÃO SOLIDÁRIO: CONECTANDO VIDAS E AMPLIANDO IMPACTOS POSITIVOS
Com 14 anos de atuação, o Avião Solidário já transportou no Brasil mais de 868 toneladas de cargas em apoio humanitário, 4,6 mil animais em ações de conservação e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19. Somente em 2024, o programa levou 200 toneladas de doações e 130 voluntários – médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros – para apoiar as populações afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
No Brasil, o programa mantém parcerias com organizações como Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se, SOS Mata Atlântica, AZAB, Alto Arapiuns e ASBRAD, entre outras. Entre 2024 e 2025, viabilizou dezenas de transportes de animais silvestres ameaçados, reforçando o compromisso da LATAM com a conservação ambiental, o desenvolvimento regional e a conectividade que gera valor social.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












