Aviação regional e inovação são destaque no encerramento da conferência da indústria aeroportuária da América Latina e Caribe
Encontro em Trinidad e Tobago reforçou papel estratégico do Caribe e anunciou Lima, no Peru, como sede da conferência de ACI-LAC em 2026

A Assembleia e Conferência do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe 2025 | ACI-LAC Annual Assembly Conference & Exhibition 2025 terminou nesta terça-feira (7) com um dia especialmente dedicado a temáticas da aviação regional com foco no Caribe, destacando o papel estratégico da região no cenário aeroportuário.
O programa contou com discussões sobre caminhos para ampliar a cooperação regional e enfrentar desafios comuns no intuito de moldar a aviação regional no Caribe de forma colaborativa.
Foram apresentadas as inovações de Aruba em fronteiras inteligentes e viagens integradas, um modelo de referência internacional que combina tecnologia e facilitação para oferecer mais eficiência no controle de passaportes e na experiência do passageiro.
Outro destaque foi o debate sobre o estado da conectividade aérea no Caribe, essencial para superar barreiras geográficas e impulsionar o turismo e a integração econômica entre as ilhas.
Os participantes do último dia da conferência anual de ACI-LAC discutiram ainda como os aeroportos podem se consolidar como geradores de negócios, ampliando seu papel para além da infraestrutura de transporte e atraindo investimentos e oportunidades locais.
Por fim, foi apresentada a experiência da construção de um novo terminal do Aeroporto Internacional Jorge Chavez, em Lima, Peru. Em seguida, foi discutido o desafio da concentração do mercado aéreo, com reflexões sobre políticas e estratégias capazes de fortalecer a aviação regional, diversificar operadores e garantir maior equilíbrio e resiliência ao setor.
Os desafios e oportunidades para aeroportos do Caribe
Ao final da agenda acadêmica, CEOs de aeroportos da região do Caribe participaram do workshop “O Negócio Aeroportuário: A importância do planejamento de negócios para aeroportos regionais e caribenhos” para discutir estratégias de gestão capazes de equilibrar desafios e oportunidades. Os aeroportos regionais são cruciais para o desenvolvimento social e econômico de suas comunidades, ao mesmo tempo em que enfrentam limitações financeiras e operacionais. No contexto do Caribe, formado por cerca de 7.000 ilhas distribuídas em 17 países e territórios, esses aeroportos desempenham um papel vital ao garantir a conectividade aérea, sustentando o turismo, o comércio e a integração regional. O workshop destacou, assim, a importância do planejamento de negócios sólido e adaptado à realidade local como condição essencial para fortalecer a sustentabilidade e a resiliência do setor.
“O Caribe desempenha um papel estratégico no fortalecimento da aviação regional e no desenvolvimento econômico e social de suas comunidades. Nossos debates na conferência de ACI-LAC em 2025 mostraram que, apesar dos desafios, os aeroportos caribenhos têm um enorme potencial de gerar desenvolvimento. É essencial investir em inovação, cooperação e planejamento estratégico para garantir conectividade sustentável e fortalecer a resiliência do setor. Agradecemos a todos que nos apoiaram e esperamos vê-los novamente em Lima, Peru, no ano que vem”, disse Rafael Echevarne, direitor-geral de ACI-LAC.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
