Aviões pousam e decolam ao mesmo tempo em pista de Guarulhos; veja
Ocorrência obedece aos padrões de Guarulhos, que determina uma distância mínima de 2.400 metros
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um vídeo tem chamado a atenção nas redes sociais por registrar uma aproximação visual curta entre duas aeronaves intercontinentais. Um Boeing 747-800 da companhia Atlas, de transporte de carga, proveniente de Miami, se aproxima para pouso no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, enquanto um Boeing 777-300ER da LATAM acelera na mesma pista 10L, para a decolagem.
A cena, registrada pelos canais Golf Oscar Romeu e Aviação Guarulhos JPD, ocorreu na madrugada desta quarta-feira (18), quando o avião da LATAM decolava para Londres, em operação do voo LA8084.
Apesar das duas aeronaves ocuparem a mesma pista em procedimentos distintos — pouso e decolagem —, a ocorrência obedece aos padrões de Guarulhos, que determina uma distância mínima de 2.400 metros.
O terminal internacional de São Paulo, que na Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) recebe a sigla SBGR, opera de acordo com o “Mínimos de Separação de Pista Reduzidos” (RRSM - Reduced Runway Separation Minima), procedimento operacional que tem o objetivo de aumentar a capacidade de pousos e decolagens em segurança. Mas nem sempre é assim.
Leia mais
Incidente grave no início do mês
No início do mês foi registrado um episódio em que duas aeronaves estiveram a cerca de apenas 400 metros de separação em Guarulhos. O caso envolveu um Boeing 737-800 da GOL Linhas Aéreas e um enorme Boeing 747-800, também da empresa de transporte de cargas Atlas. A cena inusitada e alarmante foi registrada no início da manhã de 8 de fevereiro.
O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) classificou o incidente como grave e investiga o que levou ambos os jatos, em procedimento de pouso, a essa distância fora dos padrões de segurança.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














