Bateria de celular pega fogo em voo e chamas atingem interior da cabine
Tripulação agiu rápido para conter as chamas antes do voo pousar em segurança

As baterias de telefone e computadores seguem desafiando a segurança em voos comerciais. Em outro episódio registrado a bordo, uma bateria de celular pegou fogo em um voo da British Airways que decolou de Londres para Las Vegas na segunda-feira (15).
A Administração Federal de Aviação (FAA) informou que o voo 271 da British Airways, operado pelo Boeing 787-9 de matrícula G-ZBKH, pousou em segurança no Aeroporto Internacional Harry Reid, em Las Vegas, após a tripulação relatar um incêndio em um celular durante o voo. Nos registros de comunicação é possível ouvir o piloto dizendo que o incêndio “chamuscou o interior da cabine, mas que a situação estava sob controle.”
O aeroporto de Las Vegas confirmou que o piloto emitiu um alerta, mas um porta-voz da British Airways disse à CBS News que a aeronave chegou conforme o previsto e não declarou emergência.
Não ficou claro que tipo de celular causou o incêndio. O FAA afirmou que irá investigar o incidente.
Dispositivos eletrônicos como celulares, laptops e outros aparelhos eletrônicos recarregáveis apresentam risco de incêndio devido às bateria de lítio, que podem entrar em curto-circuito. De acordo com as normas da FAA de várias agências reguladoras de aviação comercial, os passageiros só podem transportar determinados tipos de baterias de lítio em aviões e não podem despachá-las no compartimento de carga. No Brasil, companhias já proíbem o uso de carregadores portáteis durante o voo. O ítem deve ser levado na bagagem de mão mas sem o uso a bordo. E não pode ser levado na bagagem despachada, justamente para evitar um incêndio no porão de carga.
Também na segunda-feira, um carregador do tipo “powerbank” pegou fogo a bordo de um voo da chinesa Tianjin Airlines, levando uma densa camada de fumaça a bordo.
Segundo dados da FAA, ocorreram quase 100 incêndios em baterias em 2025, a maioria envolvendo baterias externas e dispositivos de vaporização.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















