Boeing atropela veados durante pouso no Alasca e danifica trem de pouso
Animais invadiram a pista no momento em que voo comercial se aproximava para o pouso

Um Boeing 737 da Alaska Airlines atropelou pelo três veados que acessaram a pista no momento em que a aeronave se aproximava para o pouso no aeroporto de Kodiak, no Alasca. O impacto danificou o trem de pouso do avião e provocou o cancelamento das operações no terminal nesta quinta-feira. Nenhum dos ocupantes do voo ficou ferido.
O voo AS231 da Alaska Airlines, um Boeing 737-800, de matrícula N801AK partiu de Anchorage às 7h23 e pousou às 8h02 da manhã de quinta-feira (24). O trajeto de 407 quilômetros transcorreu em normalidade até o toque na pista 26 de Kodiak, de 7.534 pés (2.294 metros). A aeronave acionou seus reversos e spoilers para a frenagem, como padrão. Momentos depois, colidiu com a pequena manada que havia invadido as dependências do aeroporto.
Análises iniciais do vídeo sugerem que os veados apareceram repentinamente, deixando os pilotos sem opções viáveis para evitar o impacto sem comprometer a segurança, como uma arremetida.
“A possibilidade dos pilotos terem avistado os animais com antecedência é pequena pois, da cabine, a visão mais privilegiada das pista ocorre depois do pouso quando o trem de nariz (trem de pouso dianteiro) baixa, logo surgem os animais na imagem, ou seja, estão bem próximos”, disse ao blog Fernando Pamplona, comandante de linha aérea e instrutor de voo. “Os veados parecem pequenos na imagem, ou seja, filhotes, o que dificultaria ainda mais uma visão de longe, pareciam cervos pequenos”.
Pamplona explica ainda que os animais provavelmente foram ingeridos pelos motores da aeronave após a colisão.
“Se analisar [o vídeo] quadro a quadro, percebe-se que a fumaça após o momento do contato fica avermelhada na saída do motor, com a morte dos animais”, conclui o aviador.
Equipes de aeroportos executam rondas frequentes nas proximidades da pista e do pátio para verificarem as condições operacionais, o que parece ter falhado em Kodiak.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
