Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Brasil e Suécia fortalecem cooperação no setor de defesa

Comitiva visitou a linha de produção do caça Gripen, avião de combate multimissão da FAB, fabricado pela empresa sueca Saab

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Ministério da Defesa e o Comandante da Aeronáutica: Brasil e Suécia fortalecem cooperação Seprod - Ministério da Defesa

O Secretário de Produtos de Defesa, do Ministério da Defesa, Heraldo Luiz Rodrigues, e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, participaram de reuniões bilaterais em Estocolmo, na Suécia, de 15 a 17 de setembro. O encontro foi acompanhado pela Embaixadora do Brasil no país, Maria Edileuza Fontenele Reis, e teve o objetivo de ampliar a cooperação estratégica e tecnológica entre os dois países no setor de defesa.

A programação incluiu dois encontros principais: um com o Ministro da Defesa sueco, Pal Jonson, para alinhar novas oportunidades de intercâmbio tecnológico; e outro com a Secretária de Comércio Exterior da Suécia, Diana Janse, que conduziu a reunião com a Swedish Security and Defence Industry Association (SOFF), entidade que integra empresas suecas do setor. A comitiva também visitou a linha de produção do caça Gripen, avião de combate multimissão da Força Aérea Brasileira (FAB), fabricado pela empresa sueca Saab.


caça Gripen, avião de combate multimissão da Força Aérea Brasileira Divulgação SAAB

O Secretário Heraldo Luiz Rodrigues, destacou a relevância das reuniões. “Participamos do encontro com o Ministro da Defesa da Suécia e sua equipe, seguido da assinatura de uma declaração conjunta - uma oportunidade de fortalecimento da parceria com a Suécia”, afirmou. Sobre a reunião com a SOFF, acrescentou: “Recebemos apresentações de empresas de defesa sobre produtos de potencial interesse e abrimos um canal de comunicação para futuras tratativas entre as indústrias dos dois países.”

Durante a missão, a Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod) promoveu a Base Industrial de Defesa (BID) brasileira e buscou ampliar parcerias estratégicas e tecnológicas que possam beneficiar diretamente as Forças Armadas. A iniciativa também reforça a presença do Brasil no mercado europeu e contribui para o fortalecimento da indústria nacional de defesa, com foco em inovação, soberania e desenvolvimento.


Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.