Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

18,5 milhões de passageiros enfrentaram cancelamentos ou atrasos de voos no Brasil em 2025

Número de passageiros afetados por atrasos e cancelamentos caiu aproximadamente 7%

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Em 2025, 18,5 milhões de passageiros enfrentaram cancelamentos ou atrasos de voos no Brasil, representando 18% dos viajantes.
  • O número de cancelamentos caiu 41% em relação a 2024, com 2,7 milhões de voos cancelados.
  • O Aeroporto Internacional de Guarulhos teve 77% dos voos no horário, mas foi o mais impactado por interrupções.
  • Dezembro foi o mês mais crítico, afetando 31% dos passageiros, enquanto março teve o melhor desempenho com apenas 13% impactados.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

105 milhões de passageiros viajaram em aproximadamente 784 mil voos com partidas realizadas a partir de aeroportos no país Divulgação/Arte AirHelp

Dados da AirHelp, empresa global de tecnologia de viagens que auxilia passageiros impactados por atrasos e cancelamentos de voos, aponta que 129,6 milhões de passageiros embarcaram ou desembarcaram nos aeroportos do Brasil em 2025.

No mesmo período, 105 milhões de passageiros viajaram em aproximadamente 784 mil voos com partidas realizadas a partir de aeroportos no país.


Desse total,18,5 milhões de passageiros foram afetados por cancelamentos ou atrasos superiores a três horas, o que equivale a 18% de todos os viajantes que utilizaram a aviação comercial no Brasil ao longo do ano.

Em 2024, o índice foi de 19% (19,9 milhões de passageiros). A queda, de 7%, foi impulsionada pela diminuição no número de cancelamentos.


Problemas com voos cancelados e atrasados

Em 2025, 2,7 milhões de passageiros tiveram seus voos cancelados. Esse número é 41% menor do que no ano anterior — em 2024, foram 4,1 milhões de passageiros afetados por cancelamentos.

Atrasos superiores a duas horas impactaram a programação de 982 mil pessoas, mantendo um patamar semelhante ao observado em 2024.


Aeroportos brasileiros em 2025: mais pontuais X mais atrasos

A pesquisa também revela diferenças significativas entre os aeroportos brasileiros. O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, foi o mais movimentado do país, com mais de 21 milhões de passageiros embarcando ao longo de 2025.

Apesar do alto volume, 77% dos voos partiram no horário previsto. Brasília foi o aeroporto mais pontual, com 88% dos voos operando dentro do horário, seguida por Fortaleza (86%), Campo Grande (85%), Salvador (85%), Rio de Janeiro — Santos Dumont (85%) e Cuiabá (84%).


Em contraste, o Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos) foi o mais impactado por interrupções, com apenas 77% dos voos no horário e 22% afetados por atrasos ou cancelamentos.

Melhores e piores meses para voar em 2025

A concentração de problemas também variou ao longo dos meses. Dezembro foi o período mais crítico para quem viajou a partir de aeroportos brasileiros, com 31% dos passageiros afetados por atrasos ou cancelamentos.

O mês também registrou o dia mais problemático de 2025: 10 de dezembro, quando 69% dos voos sofreram algum tipo de interrupção. Por outro lado, março apresentou o melhor desempenho do ano, com apenas 13% dos passageiros impactados.

Melhores e piores rotas de 2025

A rota mais pontual foi Palmas–Goiânia, com 97% dos passageiros chegando no horário. Em contrapartida, o maior índice de atrasos foi registrado na rota São Paulo (Guarulhos)–Munique, na qual 61% dos passageiros foram afetados.

A maior taxa de cancelamentos ocorreu na rota Porto Velho–Rio Branco, com 22% dos passageiros tendo seus voos cancelados.

Resumo de 2025

Ao longo de 2025, 105 milhões de passageiros embarcaram em um dos 791 mil voos que partiram de aeroportos brasileiros.

Desses, 18,5 milhões (18%) enfrentaram algum tipo de problema com seus voos no Brasil.

Com base nos critérios de elegibilidade adotados no Brasil, na União Europeia, no Reino Unido, na Turquia e na Arábia Saudita, o relatório indica que 2,2 milhões de passageiros brasileiros teriam direito a solicitar indenizações de até R$ 10 mil, considerando apenas os casos registrados em 2025.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.