Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com 140 passageiros, avião arremete para evitar choque com carro

Aeronave estava a menos de 2 m da pista quando o controle de tráfego aéreo avistou um veículo limpa-neve e ordenou arremetida

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Aeroflot A320: arremetida em Rostov
Aeroflot A320: arremetida em Rostov Aeroflot A320: arremetida em Rostov

O voo SU-1156 da Aeroflot liga o aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, a Rostov, no sul da Rússia.

Operado pelo Airbus A320-200, de registro VP-BIJ, o voo do último dia 20 de dezembro decolou às 14h14 e tinha a bordo 140 passageiros e cinco tripulantes.

O trajeto de pouco mais de uma hora e meia parecia seguir para um desfecho sem intercorrência até o avião estar bem próximo do pouso. 

Parecia.

Publicidade

Porque a apenas 6 pés (menos de 2 m) da pista, o controle de tráfego ordenou que a tripulação arremetesse imediatamente.

O motivo: a presença de um veículo limpa-neve na pista. Segundo informações divulgadas até agora, o veículo não tinha autorização para operar naquele instante.

Publicidade

Havia limitação de visibilidade na pista em decorrência de uma nevasca na região.

A ocorrência foi classificada pela Agência Federal de Transporte da Rússia (Rosaviatsia) de um incidente grave, de acordo com o Aviation Herald. 

Publicidade

Não é preciso descrever o que poderia ocorrer em caso de colisão entre um jato cheio de combustível em altíssima velocidade e um carro na pista.

Após a determinação do controle, o A320 – de apenas quatro anos de uso – suspendeu a aproximação para a arremetida e pousou em completa segurança na pista 05 de Rostov, 11 minutos depois de interromper a primeira tentativa. 

Uma investigação foi iniciada pela agência russa logo após o incidente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.