Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro|Com foco na facilitação do transporte aéreo, IATA apresenta suas propostas no II FAL Connections
Luiz Fara Monteiro

Com foco na facilitação do transporte aéreo, IATA apresenta suas propostas no II FAL Connections

 Evento em Brasília conta com a presença da Associação do Transporte Aéreo Internacional em uma palestra sobre o andamento de projetos da área de facilitação 

Luiz Fara Monteiro|Do R7

IATA: segunda edição do FAL Connections, em Bras
IATA: segunda edição do FAL Connections, em Bras

Terminou nesta quinta-feira (29) a segunda edição do FAL Connections, organizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em Brasília. O evento presencial contou com a presença da Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) em uma palestra apresentada por Marcelo Pedroso, Diretor de Relações Externas da Associação no Brasil, sobre o andamento de projetos da área de facilitação atualmente em desenvolvimento.

Um destes projetos é o One ID, que busca simplificar ainda mais a viagem , oferecendo uma experiência consistente e contínua para os passageiros. O OneID, desenvolvido em conjunto por empresas aéreas, governos e aeroportos, é uma ferramenta que consiste na adoção de mecanismos integrados que permitem o compartilhamento antecipado de informações de passageiros, possibilitando a implementação de um processo sem contato físico no aeroporto com base no reconhecimento biométrico. Os passageiros poderão comprovar sua identidade e atender aos requisitos para viajar antes da partida e, em seguida, identificar-se em cada ponto de contato do aeroporto por meio de um simples reconhecimento biométrico.

O OneID é uma iniciativa que está alinhada com o programa Aeroportos+Seguros recentemente lançado pelo Governo Federal e ANAC. A IATA tem a expectativa de que sejam estabelecidos grupos de trabalho que darão forma ao programa, que contribuirá para inserir o Brasil na vanguarda do processo de reconhecimento biométrico.

Além disso, baseado nas normas do Anexo 17 da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), composta por práticas recomendadas para a proteção da segurança do transporte aéreo internacional, a IATA também apresentará a iniciativa “Reconhecimento de Equivalência” (RoE, na sigla em inglês), que oferece aos Estados a possibilidade de isentar os passageiros em trânsito e suas bagagens de porão da realização de novas inspeções de segurança, reduzindo assim o tempo de conexão e melhorando a experiência de viagem.


“Para a IATA, participar do II FAL Connections é uma excelente oportunidade de contribuir no debate e enriquecer a troca de experiências sobre facilitação no transporte aéreo, apresentando o status de projetos prioritários para a IATA como o One Stop Security e o Reconhecimento de Equivalência, ambos alinhados com os objetivos da ANAC e pensados para o desenvolvimento de iniciativas que beneficiem diretamente os passageiros”, diz Marcelo Pedroso.

O FAL Connections tem como objetivo estimular o debate, as ações e as trocas de experiências sobre os principais atores relacionados ao tema “Facilitação do Transporte Aéreo”, área da aviação com requisitos e normas ditadas pela OACI. A programação do evento pode ser vista no site da ANAC.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.