Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Comissária agredida a bordo sofre fratura no nariz

Homem desferiu dois socos na profissional da American Airlines. Vôo de Nova York para a Califórnia teve que fazer um pouso não programado em Denver.

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Comissária da American Airlines foi agredida com socos a bordo
Comissária da American Airlines foi agredida com socos a bordo Comissária da American Airlines foi agredida com socos a bordo

O voo 976 da American Airlines que decolou de Nova Iorque (JFK) na última quarta-feira (27) para Santa Ana (California) teve que pousar em Denver. 

O pouso não programado aconteceu depois de um violento incidente a bordo, quando um homem desferiu dois socos numa comissária. A profissional teve o nariz quebrado por conta das agressões.

As causas das agressões não estão claras.

Algumas testemunhas no avião alegaram que o incidente começou quando o passageiro ficou chateado por ter que usar máscara.

Publicidade

Mas esta explicação não foi confirmada.

A American Airlines disse que não tem "nenhuma informação sugerindo que o incidente estava relacionado ao cumprimento da máscara".

Publicidade

Testemunhas que estavam no avião disseram à emissora KTLA que o álcool também podia ter sido a causa das agressões, sugerindo que o homem pudesse estar embriagado. 

“No meio do vôo, todas as luzes se acenderam e o comandante pediu que dois homens dispostos viessem para a frente, o que é automaticamente alarmante”, disse Mackenzie Rose, que estava entre os passageiros.

Publicidade

O comandante então disse que fariam um pouso de emergência em Denver. O homem teve que ser amarrado com fita adesiva em seu assento, disseram os passageiros.

“A comissária levou dois socos no rosto e seu nariz foi quebrado, então ela precisava ir para um hospital, e a polícia precisava subir e prender o homem ”, disse Rose.

Paul Hartshorn Jr., da Association of Professional Flight Attendants, confirmou os ferimentos da comissária em um comunicado na quinta-feira e acrescentou que ela já teve alta do hospital de Denver e está voltando para casa.

“Depois que uma comissária de bordo que estava trabalhando em uma cabine diferente esbarrou neste passageiro, fomos informados, ela então entrou em uma das galleys e este passageiro se aproximou dela e lhe deu um soco no rosto pelo menos duas vezes. Isso é o que sabemos agora e ela teve ossos quebrados no nariz e no rosto ”, disse Hartshorn.

Depois que o vôo 976 pousou em Denver, o passageiro, que não foi identificado pela companhia aérea, foi “retirado (do avião) e detido” pelas autoridades policiais, de acordo com a American Airlines.

“Estamos indignados com os relatos do que aconteceu a bordo”, disse um comunicado da companhia aérea. “Atos de violência contra membros de nossa equipe não serão tolerados pela American Airlines. Envolvemos as autoridades locais e o FBI e estamos trabalhando com eles para garantir que tenham todas as informações de que precisam ”.

A companhia aérea acrescentou que o passageiro envolvido na altercação “nunca será autorizado a viajar com a American Airlines no futuro, mas não estaremos satisfeitos até que ele seja processado em toda a extensão da lei”.

Um porta-voz do FBI disse à KTLA que nenhuma prisão foi feita até a tarde de quinta-feira, mas a investigação está em andamento.

Hartshorn, da Association of Professional Flight Attendants, pediu uma lista nacional de exclusão aérea "que englobe todas as companhias aéreas".

“A APFA, em todos os níveis, apoiará a tripulação envolvida neste incidente para garantir que o FBI tenha todas as informações de que precisam para prosseguir com o processo”, disse Hartshorn. “Este é outro ataque ultrajante aos comissários de bordo. Continue mantendo a consciência situacional, permaneça vigilante e tente lidar com todas as questões de segurança e proteção no terreno. ”

Relatos de comportamento indisciplinado em aviões, incluindo violência contra tripulantes, aumentaram desde o início da pandemia. A FAA afirma que 923 investigações foram iniciadas este ano sobre violações de regulamentos ou leis federais. O número subiu de 183 no ano passado e 146 em 2019.

“Esse comportamento deve ser interrompido, e a aplicação agressiva e a repressão da lei são o melhor meio de dissuasão”, disse a American Airlines.

Os ânimos estão muito exaltados nos Estados Unidos. O órgão de controle tem distribuído multas pesadas este ano, depois de um aumento nesses incidentes indisciplinados com passageiros, a maioria dos quais por força de máscara.

No início do ano, o FAA declarou tolerância zero para passageiros exaltados. Só no mês de agosto a agência emitiu mais de 1 milhão de dólares em notificações a passageiros que descumpriram regras.

Ainda em agosto, de acordo com o The U.S. Sun, um passageiro foi multado em U$45,000 ao atirar sua mala em outro passageiro

Atacar um comissário de bordo é um crime e pode levar o infrator a até 20 anos de prisão.

A American Airlines disse que tanto a FAA quanto o FBI irão investigar ativamente o assunto.

“Agradecemos à nossa tripulação por sua ação rápida e profissionalismo para garantir a segurança de seus colegas de equipe e clientes a bordo”, diz o comunicado. “Nossos pensamentos estão com nossa comissária de bordo ferida e garantindo que ela e seus companheiros de tripulação tenham o apoio de que precisam neste momento.”

Doug Parker, CEO da American Airlines, disse emum comunicado numa rede social que a companhia oferece apoio à comissária ferida. 

"Nos últimos meses a AA transportou mais de 50 milhões de passageiros sem maiores transtornos".

Doug continuou:

"Ontem à noite a companhia passou pela pior experiência já vista quando um passageiro agrediu violentamente uma de nossas comissárias".

Acusado de ter agredido comissária é levado por agentes
Acusado de ter agredido comissária é levado por agentes Acusado de ter agredido comissária é levado por agentes

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.