Companhia aérea irá cobrar para passageiro reclinar o assento
Mudança faz parte de uma grande atualização de cabine
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

As chamadas companhias aéreas de baixo custo (low cost) são conhecidas por comercializarem quase todo o tipo de serviço a bordo para, teoricamente, venderem passagens mais em conta.
Refeições, bagagens e até mesmo água são cobrados à parte. Mas os passageiros que viajarem pela canadense WestJet em breve terão que pagar pela possibilidade de reclinar alguns assentos.
A Westjet confirmou que está “reconfigurando todas as 43 aeronaves adquiridas, atualmente todas na classe econômica”, das extintas companhias aéreas Swoop, Lynx e Sunwing.
As mudanças incluem assentos Premium sem assentos reclináveis para passageiros da classe econômica nos aviões modelos 737-8 MAX e 737-800.
O novo design, anunciado recentemente, eliminará a função de reclinação dos assentos da classe econômica padrão, que agora terão uma “reclinação fixa”.
Os aviões que estão sendo reformados representam “menos de um terço da nossa frota de aeronaves de fuselagem estreita”, incluindo aeronaves Boeing 737-8 MAX e 737-800, tentou minimizar a WestJet.
“Em nossos testes com passageiros, metade indicou preferir uma reclinação fixa, para evitar o impacto da invasão de espaço por outros passageiros”, disse um representante da WestJet à ABC News.
“Para passageiros que preferem a opção de reclinação, observem que os assentos nas cabines Extended Comfort e Premium das aeronaves reconfiguradas incluirão esse recurso.”
Para continuar a manter os custos baixos, o representante disse à ABC News: “precisamos estar dispostos a testar novos produtos e ver como eles funcionam para os canadenses”.
Veja mais

Passageira entra em pânico com dispositivo que imita latido de cachorro e tenta abrir porta de avião

Aérea cancela 40 voos após assentos limpos com água não passarem nas verificações de segurança

Pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Goiânia vira pista de corrida

Voos longos e imprevistos: o que considerar antes da Copa de 2026
As reformas incluirão 43 aeronaves com novos designs de cabine. A primeira aeronave reconfigurada deve entrar em serviço neste mês, enquanto as demais serão concluídas no início do ano que vem, informou a companhia aérea ao USA Today.
A WestJet, a segunda maior companhia aérea do Canadá, afirma que o “design de reclinação fixa” ajuda a “preservar o espaço pessoal” dos passageiros da classe econômica. Melhorias também serão feitas nos encostos de cabeça, na almofada e no apoio das costas do assento.
“Durante nossos testes com usuários convidados, metade indicou que preferia uma reclinação fixa para evitar se sentir impactado por outros passageiros invadindo seu espaço”, disse a companhia aérea.
Assentos reclináveis ainda serão oferecidos aos passageiros da nova cabine premium e assentos de conforto estendido, que têm um preço mais alto.
A aeronave, que antes era somente econômica, agora incluirá uma cabine premium com 12 assentos, que vêm com “almofadas de assento ergonomicamente contornadas, encostos reclináveis e um grande encosto de cabeça com capacidade de ajuste em quatro direções”, disse a companhia aérea.
A nova seção de conforto estendido da classe econômica, localizada diretamente atrás da classe premium e separada da classe econômica básica, incluirá 36 assentos, proporcionando mais espaço para as pernas.
Lavatórios e cozinhas também serão modernizados. Toda a frota da WestJet também receberá Wi-Fi de alta velocidade aprimorado, gratuito para membros do WestJet Rewards. As melhorias no Wi-Fi são esperadas até o final de 2025.
A WestJet diz que a renovação da cabine adicionará uma fileira de assentos em comparação ao layout anterior da companhia aérea, “reduzindo o custo por assento e ajudando a fornecer aos canadenses tarifas acessíveis e opções”.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
