Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro

Voos comerciais de passageiros em Israel operam com sistemas antimísseis

Instalação de dispositivos foi apoiada pelo governo israelense. Equipamentos são projetados para proteger aeronaves contra mísseis terra-ar direcionados ao calor emitido pelos motores

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara Monteiro e Luiz Fará Monteiro

Companhias aéreas de Israel: sistema de contramedidas (na fuselagem inferior — na foto, atrás do trem de pouso)
Companhias aéreas de Israel: sistema de contramedidas (na fuselagem inferior — na foto, atrás do trem de pouso)

A iminência de ações hostis no Oriente Médio levou companhias aéreas de Israel a adotar uma decisão incomum na aviação comercial. 

Sistemas de defesa antimísseis foram instalados em aeronaves israelenses de passageiros que atendem a cidade de Eilat, no sul do país. O sistema, desenvolvido pela Elbit Systems, foi aprovado para serviço em aviões comerciais e implantado seletivamente em voos internacionais para destinos considerados de “alto risco” pelos serviços de segurança de Israel.

De acordo com Notícias de Israel, o sistema de defesa israelense deu sinal verde à implantação dos sistemas de defesa antimísseis SkyShield nos voos Arkia e Israir para Eilat no início de julho, depois que um grupo afiliado ao Estado Islâmico realizou uma grande ofensiva contra os militares egípcios no Sinai. Grupos islâmicos egípcios afiliados ao Estado Islâmico divulgaram videoclipes mostrando disparos de sistemas portáteis de mísseis de defesa aérea (Manpads) no norte do Sinai.

Os dispositivos da Elbit Systems são projetados para proteger aeronaves contra mísseis terra-ar direcionados ao calor emitido pelos motores. Esses sistemas integram tecnologia avançada de laser de fibra juntamente com uma câmera térmica.


Eilat é servida por dois aeroportos — o aeroporto local da cidade, que fica próximo ao centro turístico da cidade, e o anexo civil do campo de aviação militar em Ouvda, que apoia as transportadoras maiores.

Os israelenses estavam preocupados com grupos terroristas que operam na península do Sinai pudessem tentar atacar aviões que voam perto da fronteira entre Israel e Egito a caminho de Eilat. Não há informações se os sistemas de contramedidas chegaram a ser utilizados nas últimas horas, durante os conflitos entre Israel e o grupo extremista Hamas.

O SkyShield é baseado no sistema C-Music DIRCM da Elbit Systems, que combina um sistema de alerta de aproximação de mísseis e contramedidas a laser para derrotar mísseis terra-ar que buscam calor. O sistema é um derivado do Music implantado em uma ampla gama de aeronaves militares e VIP.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.