Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Demanda mundial de passageiros cresce 4.6% em agosto

No Brasil, esforços do governo auxiliaram crescimento, diz a Associação de Transporte Aéreo Internacional

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Taxa de ocupação nos voos em agosto foi de 86,0% Divulgação Inframerica

A Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou dados relativos à demanda global de passageiros em agosto de 2025, com os seguintes destaques:

  • A demanda total, medida em receita por passageiro por quilômetro (RPK), aumentou 4,6% em comparação com agosto de 2024. A capacidade total, medida em assentos por quilômetro disponíveis (ASK), aumentou 4,5% em relação ao ano anterior. A taxa de ocupação em agosto foi de 86,0% (+0,1 ponto percentual em comparação com agosto de 2024), um recorde para o mês.
  • A demanda internacional aumentou 6,6% em relação a agosto de 2024. A capacidade aumentou 6,5% em relação ao ano anterior, e a taxa de ocupação foi de 85,8% (+0,1 ponto percentual em relação a agosto de 2024).
  • A demanda doméstica aumentou 1,5% em relação a agosto de 2024. A capacidade aumentou 1,3% em relação ao ano anterior. A taxa de ocupação foi de 86,3% (+0,1 ponto percentual em relação a agosto de 2024).

“O crescimento da demanda em agosto de 4,6% em relação ao ano anterior confirma que a temporada alta de viagens do verão do hemisfério norte de 2025 atingiu um novo recorde. Além disso, os aviões operaram com mais assentos ocupados do que nunca, com uma taxa de ocupação recorde de 86%. Apesar das incertezas econômicas e das tensões geopolíticas, a tendência de crescimento global não mostra sinais de redução, já que as programações de outubro mostram que as companhias aéreas planejam aumentar a capacidade em 3,4%. As companhias aéreas estão fazendo o possível para atender à demanda por viagens, maximizando a eficiência, o que torna ainda mais crítico para o setor de fabricação aeroespacial resolver seus desafios na cadeia de suprimentos”, disse Willie Walsh, diretor-geral da IATA.


Detalhamento Regional em relação ao ano anterior - Mercados internationais de passageiros

O crescimento internacional do RPK atingiu 6,6% em agosto, e a taxa de ocupação atingiu um recorde histórico. O tráfego internacional foi, de longe, o principal impulsionador do crescimento, representando 87% do aumento líquido do RPK global em agosto.


As companhias aéreas da Ásia-Pacífico alcançaram um aumento de 9,8% na demanda, a capacidade aumentou 9,5%, e a taxa de ocupação foi de 85,1% (+0,2 pontos percentuais). O crescimento foi impulsionado pela forte demanda da China e do Japão (+11,8% e +12%, respectivamente).

As companhias aéreas europeias registraram aumento de 5,3% na demanda e crescimento de 5,3% na capacidade. A taxa de ocupação permaneceu estável (0,0 pontos percentuais).


As companhias aéreas norte-americanas registraram um acréscimo de 1,8% na demanda, aumento de 2,6% na capacidade e taxa de ocupação de 87,5% (-0,6 pontos percentuais). Este foi o quarto mês consecutivo de quedas na taxa de ocupação internacional para a região em relação ao ano anterior.

As companhias aéreas do Oriente Médio registraram aumento de 8,2% na demanda e de 6,9% na capacidade, com taxa de ocupação de 83,9% (+1,0 ponto percentual).


As companhias aéreas da América Latina registraram crescimento de 9,0% na demanda e de 9,3% na capacidade, com taxa de ocupação de 84,7% (-0,2 pontos percentuais em comparação).

As companhias aéreas da África registaram aumento de 7,1% na demanda e de 5,3% na capacidade, com taxa de ocupação de 79,7% (+1,3 pontos percentuais).

Mercado doméstico de passageiros

O RPK doméstico aumentou 1,5% em relação a agosto de 2024 e contribuiu com apenas 13% do aumento global no RPK de agosto, abaixo dos 25% registrados há um ano. A taxa de ocupação doméstica nos EUA caiu pelo oitavo mês consecutivo em relação ao ano anterior. A forte expansão no Brasil foi impulsionada pelos esforços do governo para promover o turismo.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.