Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro
‌

Demanda por carga aérea cresce 4,4% em agosto

Comércio global cresceu 6,0% em julho, na comparação anual

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Demanda total, medida em toneladas-quilômetro de carga aumentou 4,4% Lucas Batista

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou os dados dos mercados globais de carga aérea de agosto de 2026, que mostram:

  • A demanda total, medida em toneladas-quilômetro de carga (CTK), aumentou 4,4% em comparação com agosto de 2025 (+5,3% nas operações internacionais).
  • A capacidade, medida em toneladas-quilômetro de carga disponíveis (ACTK), diminuiu 0,1% em relação a agosto de 2025 (+0,1% nas operações internacionais).

“A demanda por carga aérea subiu 4,4% em agosto na comparação anual, com crescimento em todas as regiões, mesmo com a redução de 0,1% na capacidade. A demanda sólida e maiores fatores de ocupação ajudaram as companhias aéreas a recuperar parte dos custos excepcionalmente altos de combustível. O rendimento cresceu em relação ao mês anterior pela primeira vez desde abril, e o comércio global de bens segue em expansão. Ambos são sinais positivos à medida que a alta temporada de fim de ano se aproxima”, afirmou Marie Owens Thomsen, vice-presidente sênior de Sustentabilidade e economista-chefe da IATA.

‌

Diversos fatores do ambiente operacional merecem atenção:

  • O comércio global cresceu 6,0% em julho na comparação anual, estendendo para 33 meses a sequência de expansões mensais consecutivas nessa base de comparação.
  • Os preços do querosene de aviação subiram 8,3% em agosto em relação ao mês anterior e ficaram 79,2% acima do nível de um ano antes.
  • A atividade industrial global aumentou em agosto. O Índice de Gerentes de Compras (PMI) da Produção Industrial Global subiu 0,3 ponto, para 53,0, e o Índice de Novos Pedidos de Exportação avançou 1,4 ponto, para 51,4. Ambos os indicadores continuam favoráveis à demanda por carga aérea.

Desempenho regional em agosto

‌

Companhias aéreas da Ásia-Pacífico registraram crescimento de 4,3% na demanda por carga aérea em agosto, na comparação anual. A capacidade aumentou 1,2% em relação ao ano anterior.

Transportadoras norte-americanas registraram alta de 6,6% na demanda por carga aérea em agosto, na comparação anual, o melhor desempenho entre todas as regiões. A capacidade diminuiu 2,5% em relação ao mesmo período no ano anterior.

‌

Transportadoras europeias registraram alta de 4,1% na demanda por carga aérea em agosto, na comparação anual. A capacidade diminuiu 3,5% em relação ao ano passado.

Transportadoras do Oriente Médio registraram alta de 1,0% na demanda por carga aérea em agosto, na comparação anual, o resultado mais fraco entre as regiões. A capacidade aumentou 3,3% em relação ao mesmo período no ano anterior.

‌

Transportadoras da América Latina e do Caribe registraram alta de 5,1% na demanda por carga aérea em agosto, na comparação anual. A capacidade aumentou 3,3% em relação ao ano passado.

Companhias aéreas africanas registraram alta de 3,0% na demanda por carga aérea em agosto, na comparação anual. A capacidade aumentou 14,0% em relação ao ano anterior.

Crescimento por rota comercialO desempenho da carga aérea divergiu entre as principais rotas comerciais em agosto. A rota Ásia–América do Norte registrou o maior crescimento, seguida pelas rotas dentro da Ásia, Europa–América do Norte e Europa–Ásia. Em contraste, os corredores ligados ao Golfo continuam afetados pelo conflito no Oriente Médio.

✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.