Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

EasyJet acena que aceitará proposta de aquisição de R$ 38 bi feita por empresa americana

Acordo com a Castlelake surge após várias ofertas rejeitadas pela maior companhia aérea de baixo custo do Reino Unido

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Empresas anunciaram um acordo na noite de domingo Wikimedia Commons

A companhia aérea easyJet afirmou que pretende aceitar uma oferta de aquisição de 5,5 bilhões de libras esterlinas (aproximadamente R$ 38 bi) feita pela empresa de investimentos americana Castlelake, que privatizaria a maior companhia aérea de baixo custo da Grã-Bretanha.

As empresas anunciaram um acordo de princípio na noite de domingo (5), em comunicado, e solicitaram uma prorrogação do prazo para concluir formalmente o negócio. O acordo foi alcançado após semanas de negociações e diversas propostas rejeitadas.


A companhia aérea, integrante do índice FTSE 250 das empresas de médio porte do Reino Unido, afirmou estar inclinada a aceitar uma oferta de £ 6,90 por ação. Se o negócio for concluído, poderá valer quase £ 800 milhões para o fundador da easyJet, Stelios Haji-Ioannou, que ainda detém mais de 15% da empresa juntamente com sua família.

Dez dias antes, a EasyJet havia rejeitado uma oferta de 6,50 libras por ação , alegando que ela subestimava substancialmente o valor da empresa. A primeira oferta era de 5,60 libras por ação.


A EasyJet foi considerada vulnerável a uma aquisição este ano devido a dois alertas de lucro na primavera e a um cenário macroeconômico difícil resultante do aumento do preço do combustível causado pela guerra entre os EUA e Israel contra o Irã.

Em março, o diretor executivo da companhia aérea, Kenton Jarvis, relatou uma queda nas reservas devido à guerra.


A empresa também enfrenta forte concorrência de companhias como a irlandesa Ryanair, a maior companhia aérea da Europa, a húngara Wizz Air e a britânica Jet2, de menor porte, que operam no mercado de baixo custo.

A Castlelake, com sede em Minneapolis, Minnesota, é uma empresa americana de investimentos em private equity fundada pelo banqueiro americano Rory O’Neill. A empresa é especializada em empréstimos com garantia de ativos, incluindo o leasing de aeronaves para companhias aéreas.


Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.