Em incidente grave, avião da LATAM perde sustentação após arremetida
Boeing 767 da Latam Cargo enfrentou duas situações de estol com perda brusca de velocidade e altitude durante aproximação no aeroporto de Frankfurt
Luiz Fara Monteiro|Do R7

Um Boeing 767-300 da Latam Cargo experimentou, na terça-feira (20), um incidente significativo ao enfrentar duas situações de estol, que é uma perda brusca de sustenção com poder de derrubar uma aeronave.
O jato intercontinental de matrícula CC-CXK realizava o voo UC-1502 de Amsterdã, na Holanda, para Frankfurt, na Alemanha, estava em aproximação final para a pista 25L de Frankfurt no início da noite, às 19h51L (17h51Z), quando a tripulação iniciou uma arremetida devido a intensas trovoadas sobre o aeródromo. Repentinamente, a aeronave inclinou para o seu lado direito e, logo em seguida, embicou em direção ao solo, passando sobre a pista paralela 25C.
Na sequência, a tripulação conseguiu subir a aeronave para cerca de 900 metros de altitude, mas com perda de velocidade, o que causou o estol. O 767 voltou a descer, desta vez para cerca de apenas 500 metros de altitude, em uma segunda situação de perda de sustentação.
Posteriormente, a aeronave acelerou para velocidades normais e altitude segura e conseguiu pousar com segurança em uma segunda aproximação, cerca de 35 minutos após a arremetida.
O Boeing 767-300, que havia voado de Miami, na Flórida, para Amsterdã no início do mesmo dia, permaneceu no solo por cerca de 22 horas antes de retornar ao serviço.
O órgão de aviação da Alemanha (BFU — Bundesstelle für Flugunfalluntersuchung) já iniciou uma investigação sobre a ocorrência, conforme relatos do Aviation Herald.
Em nota, a companhia aérea esclareceu o ocorrido:
LAN CARGO S.A. (“LATAM Cargo Chile”) informa que o voo UC1502 (Santiago - Amsterdã - Frankfurt) da última terça-feira (20 de junho) precisou interromper seu pouso no aeroporto de Frankfurt devido à perda de referências visuais com a pista por conta de fortes chuvas na localidade. Durante o procedimento, a aeronave enfrentou uma rápida variação de corrente de vento, condição conhecida como “wind shear”, em inglês. A situação foi gerenciada de forma exitosa pela tripulação técnica e a aeronave pousou em completa segurança no aeroporto de destino.
A companhia reitera que a ocorrência está sendo investigada pelas autoridades aeronáuticas competentes e esclarece que está colaborando proativamente com essas apurações.