Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Emirates cria fundo de sustentabilidade da aviação de 200 milhões de dólares

Investimento de 200 milhões de dólares em três anos em projetos de tecnologias avançadas de combustível e energia que podem reduzir o impacto dos combustíveis fósseis na aviação

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Emirates: 200 milhões de dólares para financiar projetos de pesquisa e desenvolvimento
Emirates: 200 milhões de dólares para financiar projetos de pesquisa e desenvolvimento Emirates: 200 milhões de dólares para financiar projetos de pesquisa e desenvolvimento

A Emirates, a maior companhia aérea internacional do mundo, anunciou hoje que vai investir 200 milhões de dólares para financiar projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) com foco na redução do impacto dos combustíveis fósseis na aviação comercial.

Este é o maior compromisso de uma companhia aérea com a sustentabilidade, usando recursos que serão desembolsados ao longo de três anos. A Emirates vai identificar parcerias com organizações líderes que trabalham em soluções de tecnologias avançadas de combustível e energia.

Sir Tim Clark, presidente da Emirates Airline, disse: “Reservamos 200 milhões de dólares para investir em soluções avançadas de combustível e energia para a aviação, área em que as companhias aéreas enfrentam atualmente o maior obstáculo para reduzir seu impacto ambiental. Analisamos com atenção a realidade de tecnologia de motores e aeronaves comerciais, cadeia de suprimentos de combustível e os requisitos regulatórios e de ecossistema do nosso setor. Está claro que, com as alternativas de redução de emissões disponíveis atualmente para as companhias aéreas, o nosso setor não conseguirá atingir as metas de zero emissão líquida no prazo definido.”

“Acreditamos que o nosso setor precisa de soluções melhores; é por isso que buscamos parcerias com organizações líderes em P&D. Nosso objetivo é contribuir significativamente para soluções práticas de sustentabilidade de longo prazo para a aviação comercial.”

Publicidade

Sir Tim acrescentou: “Até que soluções viáveis possam ser encontradas, a Emirates continuará adotando práticas ambientalmente responsáveis em todos os seus negócios, incluindo o uso de SAF sempre que possível, garantindo operações de frota eficientes e introduzindo aeronaves modernas em sua frota. Nosso fundo de 200 milhões de dólares é destinado a P&D, e não a custos operacionais, como a compra de SAF ou compensações de carbono para atender às regulamentações -- atividades que consideramos negócios comuns.”

O Grupo de Direção Executiva de Sustentabilidade Ambiental da Emirates (Environmental Sustainability Executive Steering Group) vai supervisionar os desembolsos do fundo com o apoio de especialistas técnicos.

Publicidade

Iniciativas de redução de emissões da Emirates

A política e estratégia ambiental da Emirates concentra suas atividades em três áreas: redução de emissões, consumo responsável e conservação da vida selvagem e habitats.

Publicidade

Em janeiro, a Emirates concluiu com sucesso o primeiro voo de demonstração com 100% SAF em parceria com a Boeing e a GE. Desde seu primeiro voo com SAF em 2017, a companhia aérea continua participando ativamente do mercado de SAF e buscando oportunidades em sua rede para usar o SAF sempre que possível.

No entanto, o SAF de base biológica, atualmente o único tipo de SAF disponível comercialmente, tem oferta extremamente limitada. A IATA estima que o suprimento anual mundial de SAF atende a menos de 0,1% das necessidades das companhias aéreas.

A Emirates participa de uma série de grupos de trabalho do setor e engajamentos com grupos relacionados ao combustível sustentável de aviação. Nos últimos meses, a companhia aérea contribuiu para o desenvolvimento do plano de combustíveis power-to-liquid (PtL) dos Emirados Árabes Unidos, lançado em julho de 2022 e preparado pelo Ministério de Energia e Infraestrutura e Fórum Econômico Mundial, e o Roteiro Nacional de Combustível Sustentável da Aviação dos Emirados Árabes Unidos, lançado em janeiro de 2023 pelo Ministério de Energia e Infraestrutura.

O investimento da Emirates em uma frota de aeronaves jovem e moderna continua seu maior compromisso para reduzir suas emissões. A companhia aérea tem atualmente 200 aeronaves de fuselagem larga Airbus e Boeing encomendadas, incluindo aeronaves A350 e 777X.

A companhia aérea tem um programa abrangente de eficiência de combustível que analisa e implementa ativamente maneiras de reduzir a queima e as emissões desnecessárias de combustível, sempre que for operacionalmente viável. Algumas das iniciativas mais significativas do programa incluem:

Operação de “flex tracks” ou rotas flexíveis, estabelecendo parcerias com provedores de serviços de navegação aérea para criar o plano de voo mais eficiente para cada voo, aproveitando os ventos de cauda naturais, evitando ventos contrários e sistemas climáticos. Este trabalho está em andamento desde 2003, e a Emirates também tem trabalhado com a IATA para estender esse sistema de rotas em todo o mundo como um procedimento operacional padrão sempre que possível.

Introdução de práticas de eficiência de combustível enquanto a aeronave está no solo, como o uso de unidades de potência em solo no lugar da Unidade de Potência Auxiliar (APU, na sigla em inglês) da aeronave e desligar um ou dois motores durante o taxiamento após o pouso.

A Emirates também investe em iniciativas de energia renovável, incluindo a instalação de painéis solares para alimentar alguns de seus prédios operacionais em Dubai e o uso de veículos elétricos tanto aéreos quanto terrestres.

SOBRE A EMIRATES

A partir de seu hub global em Dubai, a Emirates atende a clientes em seis continentes, fornecendo serviços de transporte aéreo de alta qualidade que facilitam o turismo e o comércio. A companhia aérea conquistou o reconhecimento do cliente com seus serviços líderes do setor em terra e no céu, fornecidos por funcionários apaixonados que representam mais de 160 países. A Emirates opera a maior frota do mundo de aeronaves Boeing 777 e Airbus A380 de fuselagem larga, oferecendo cabines espaçosas e recursos icônicos a bordo, como o A380 Shower Spa e o Onboard Lounge, e seu sistema de entretenimento a bordo ice, premiado por 14 anos consecutivos como o “melhor no céu”, está disponível em todos os assentos da sua frota. A Emirates está comprometida com operações ambientalmente responsáveis e

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.