Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro

Emirates entra para o consórcio de pesquisas de combustíveis de aviação renováveis e avançados

Consórcio Air-CRAFT tem o apoio dos Emirados Árabes Unidos, e compreende oito entidades fundadoras: ADNOC, Boeing, Emirates, Grupo ENOC, Etihad, Honeywell, Universidade Khalifa e Masdar

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara Monteiro e Luiz Fará Monteiro

Emirates: consórcio de pesquisas de combustíveis de aviação renováveis
Emirates: consórcio de pesquisas de combustíveis de aviação renováveis

No Ano da Sustentabilidade nos Emirados Árabes Unidos, e na 3ª Conferência sobre Aviação e Combustíveis Alternativos (CAAF/3) da OACI realizada em Dubai, oito entidades fundadoras anunciaram o lançamento do “Air-CRAFT”, um consórcio de pesquisa baseado nos Emirados Árabes Unidos com foco no desenvolvimento, produção e expansão de tecnologias de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês).

O Air-CRAFT, ou Centro de Tecnologias de Combustíveis Renováveis e Avançados para a Aviação dos Emirados Árabes Unidos, é uma iniciativa inédita que reúne entidades de toda a cadeia de valor – formuladores de políticas industriais, reguladores da aviação, produtores de combustível, acadêmicos e pesquisadores, fabricantes de aeronaves e motores e companhias aéreas. Embora baseado nos Emirados Árabes Unidos, o consórcio também terá a participação de entidades internacionais relevantes ao longo de seu desenvolvimento. A nova iniciativa foi anunciada hoje na CAAF/3, antes da COP28 (28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas).

O Air-CRAFT tem o apoio do Ministério da Energia e Infraestrutura dos Emirados Árabes Unidos. “O setor da aviação tem grande importância pois contribui significativamente para o PIB, além de ser um setor essencial no nosso trabalho de descarbonização”, disse Sua Excelência Suhail Mohamed Al Mazrouei, Ministro da Energia e Infraestrutura. “Os Emirados Árabes Unidos se comprometeram a atingir zero emissão líquida até 2050, e este objetivo só pode ser alcançado com a redução das emissões. O Air-CRAFT tem ainda um longo caminho a percorrer na descarbonização do setor da aviação, e vai ajudar a tornar esse setor mais resiliente e sustentável no futuro.

Sua Excelência Abdulla bin Touq Al Marri, Ministro da Economia dos Emirados Árabes Unidos e Presidente da GCAA, disse: A apresentado do Air-CRAFT na CAAF3 em Dubai reforça o compromisso dos Emirados Árabes Unidos de acelerar a produção de combustível de aviação sustentável (SAF), unindo o governo, o setor privado e acadêmicos em um esforço coletivo para promover a aviação sustentável.” Bin Touq acrescentou: “Alinhado à meta de atingir zero emissão líquida até 2050, este consórcio, o maior e mais exclusivo na indústria de SAF, representa um avanço substancial rumo a um futuro mais verde da aviação e, com ele, esperamos causar um impacto positivo significativo.”


A colaboração apoia os princípios do Roteiro Nacional de SAF dos Emirados Árabes Unidos e o objetivo da indústria da aviação comercial de atingir zero emissão líquida até 2050. Hoje, na CAAF/3, representantes das oito entidades do consórcio assinaram um acordo de colaboração estratégica para dar início ao Air-CRAFT.

Os possíveis tópicos de pesquisa do Air-CRAFT incluem avaliações do impacto ambiental, otimização de matérias-primas e processos e avaliações técnico-econômicas. O Air-CRAFT também vai estabelecer vínculos relevantes com outras instituições acadêmicas e de pesquisa nos Emirados Árabes Unidos e em todo o mundo.


O governo dos Estados Unidos apoia a conexão do Air-CRAFT com o acordo intergovernamental Estados Unidos-Emirados Árabes Unidos “Parceria para Acelerar a Transição para Energia Limpa” (PACE).

Os parceiros industriais e institucionais do consórcio fornecerão a demanda do mercado, conhecimento e tecnologia para apoiar pesquisas sobre a produção de combustíveis alternativos para o setor da aviação, e farão um convite aberto a entidades dos Emirados Árabes Unidos e internacionais para se juntarem ao consórcio. O Air-CRAFT já está em discussões avançadas com organizações globais importantes e estratégicas, que devem ser anunciados em breve.


O Xeique Majid Al Mualla, vice-presidente sênior da divisão de assuntos internacionais da Emirates Airline, disse: “A Emirates apoia iniciativas que promovem a implementação de SAF. Contribuímos para o desenvolvimento do Roteiro Nacional de SAF dos Emirados Árabes Unidos e dos roteiros de combustível power-to-liquid, e acreditamos que os Emirados Árabes Unidos estão numa posição única para liderar nesta área com suas políticas, tecnologia e capacidades de infraestrutura. Vemos o Air-CRAFT como uma plataforma sólida para transformar o roteiro nacional de SAF em realidade e estamos orgulhosos de ser uma das entidades lançadoras desta iniciativa.”

Hanan Balalaa, vice-presidente sênior de novas energias da ADNOC (Abu Dhabi National Oil Company), disse: “O mundo precisa acelerar o ritmo do progresso rumo a carbono zero e isso exige a descarbonização de setores essenciais como a aviação. A colaboração e a inovação serão fundamentais para abordar todas as emissões e a ADNOC já está trabalhando com seus clientes para ajudá-los na transição para novas energias. O lançamento do Air-CRAFT apoia este objetivo e esperamos trabalhar com os nossos parceiros para permitir tecnologias de combustível de aviação sustentável que possam descarbonizar o setor mais com mais rapidez.”

Brian Moran, vice-presidente de políticas e parcerias globais de sustentabilidade da Boeing, disse: “A ampliação do SAF é fundamental para que a aviação realize o seu compromisso de zero emissão líquida até meados do século. A construção de uma economia de SAF local próspera exige a colaboração de toda a cadeia de valor e estamos honrados por ter ajudado a criar e agora trabalhar com este grupo importante no Air-CRAFT para estimular ainda mais inovações de SAF nos Emirados Árabes Unidos e em outras regiões do mundo.”

Sua Excelência Saif Humaid Al Falasi, CEO do Grupo ENOC, disse: “Estamos orgulhosos com essa união dos principais líderes do setor no lançamento do Air-CRAFT, uma iniciativa inovadora que destaca o nosso compromisso com o avanço dos combustíveis de aviação sustentáveis. Por meio de pesquisas e inovações colaborativas, pretendemos promover um futuro mais verde da indústria da aviação, alinhados à visão dos Emirados Árabes Unidos e a busca firme pela sustentabilidade e gestão ambiental.”

Mohammad Al Bulooki, diretor de operações da Etihad Airways, disse: “A Etihad apoia o desenvolvimento e a criação do Air-CRAFT e tem orgulho de participar deste lançamento ao lado de seus parceiros. Há mais de uma década, a Etihad mantém o compromisso com o pioneirismo no desenvolvimento de cadeias de abastecimento de SAF nos Emirados Árabes Unidos e em outras regiões, e desde 2019, com a implantação do Programa Etihad Boeing Greenliner, promove uma iniciativa de sustentabilidade líder do setor que abrange todas as áreas da nossa cadeia de valor. Com o Air-CRAFT, as parcerias e a colaboração da Etihad e a busca por milhões de pequenas coisas continuam fortes sob a bandeira da sustentabilidade e dos Emirados Árabes Unidos.”

Mohammed Mohaisen, presidente e CEO da Honeywell para o Oriente Médio e Norte da África, disse: “A Honeywell é um parceiro tecnológico de confiança para os setores da aviação e energia, compartilhando do objetivo em comum de descarbonizar o futuro das viagens aéreas. Nosso conjunto de tecnologias permite que os produtores de SAF capitalizem com uma variedade de matérias-primas não concorrentes, incluindo gorduras residuais, óleos e graxas usados, biomassa, etanol, metanol e dióxido de carbono capturado, e temos o compromisso de acelerar a produção local e a implantação de SAF nos Emirados Árabes Unidos. Ressaltando este compromisso, estamos orgulhosos de formar o Air-CRAFT com parceiros valiosos para apoiar o Roteiro Nacional de SAF dos Emirados Árabes Unidos e promover sua liderança nesta inovação fundamental.”

Dr. Steven Griffiths, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento e Professor da Universidade de Khalifa, disse: “A Universidade de Khalifa coloca a transição energética dos Emirados Árabes Unidos no centro da sua estratégia. Considerando a importância da aviação para a economia dos Emirados Árabes Unidos, o Air-CRAFT se alinha perfeitamente à nossa agenda de pesquisas. A Universidade de Khalifa espera servir como base das atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento de capital humano do Air-CRAFT.”

Mohammad Abdelqader El Ramahi, diretor de hidrogênio verde da Masdar, disse: “Como defensor da energia limpa dos Emirados Árabes Unidos, a Masdar tem o prazer de apoiar esta iniciativa que vai acelerar a inovação e a adoção de SAFs. Os combustíveis sustentáveis têm um enorme potencial para descarbonizar setores mais complicados. A Masdar espera trabalhar com a colaboração dos membros do Air-CRAFT para avançar na pesquisa e expansão e cumprir com o Roteiro Nacional de SAF, além de continuar promovendo o nosso negócio de hidrogênio verde, que será essencial para a produção comercial mais ampla de SAFs e um elemento fundamental da Estratégia Energética dos Emirados Árabes Unidos para 2050.”

Mais informações sobre os trabalhos de descarbonização dos Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes Unidos são um líder global em energias que busca ativamente a descarbonização da sua economia. Foi o primeiro país da região do Golfo a assinar o Acordo de Paris e o primeiro país do Médio Oriente e Norte da África a se comprometer com a meta de atingir zero emissão líquida até 2050. É também o anfitrião da COP28 e declarou 2023 como o Ano de Sustentabilidade no país.

O maior passo possível atualmente para a descarbonização da indústria da aviação é a adoção de SAF. Em particular, para os voos comerciais de longa distância, nenhuma outra plataforma tecnológica deve contribuir significativamente para os objetivos de neutralidade de carbono, pelo menos nas próximas três décadas, devido a problemas como custo e obstáculos técnicos ou regulatórios.

Apesar do seu papel fundamental para a descarbonização do setor da aviação, o fornecimento de SAF apresenta restrições e precisa ser ampliado rapidamente.

O Ministério de Energia e Infraestrutura dos Emirados Árabes Unidos publicou o Roteiro Nacional de SAF, que contém cinco princípios para ajudar o setor a acelerar a descarbonização do setor e transformá-lo em hub regional para combustíveis alternativos para a aviação. Esses cinco princípios são:

1. Estabelecer a meta ambiciosa de 700 milhões de litros de SAF até 2030.

2. Acelerar a implementação e inovação das tecnologias de SAF.

3. Desenvolver o ambiente regulatório nacional para SAF.

4. Construir capacidade local para aumentar o valor no país.

5. Liderar a colaboração internacional.

O Air-CRAFT vai promover a industrialização da produção de SAF e criar um ecossistema para abordar os cinco princípios acima do Roteiro Nacional de SAF dos Emirados Árabes Unidos.

SOBRE A EMIRATES

A partir de seu hub global em Dubai, a Emirates atende a clientes em seis continentes, fornecendo serviços de transporte aéreo de alta qualidade que facilitam o turismo e o comércio. A companhia aérea conquistou o reconhecimento do cliente com seus serviços líderes do setor em terra e no céu, fornecidos por funcionários apaixonados que representam mais de 160 países. A Emirates opera a maior frota do mundo de aeronaves Boeing 777 e Airbus A380 de fuselagem larga, oferecendo cabines espaçosas e recursos icônicos a bordo, como o A380 Shower Spa e o Onboard Lounge, e seu sistema de entretenimento a bordo ice, premiado por 14 anos consecutivos como o “melhor no céu”, está disponível em todos os assentos da sua frota. A Emirates está comprometida com operações ambientalmente responsáveis e se concentra em três áreas: redução de emissões, consumo responsável e proteção da vida selvagem e dos habitats.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.