Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Espaço multissensorial do Aeroporto de Brasília completa um mês e atrai diversos passageiros neurodivergentes

Sala foi projetada para oferecer conforto, acolhimento e tranquilidade a passageiros neurodivergentes, com atenção especial ao público com Transtorno do Espectro Autista

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Sala tem atenção especial ao público com Transtorno do Espectro Autista Divulgação Inframerica

A Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, inaugurou há um mês um refúgio sensorial para passageiros neurodivergentes. O espaço multissensorial foi desenhado para reduzir estímulos e proporcionar um local acolhedor para quem enfrenta desafios sensoriais em ambientes de alto estímulo seja durante o embarque ou durante uma conexão no terminal aéreo. A iniciativa é voltada à inclusão e ao bem-estar de todos os passageiros, com atenção especial ao público com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Durante estes 30 dias de abertura, o ambiente recebeu cerca de 600 passageiros de todas as idades. A sala conta com iluminação suave, elementos táteis, recursos interativos, e uma área que reproduz o interior de uma aeronave, com poltronas e janela cenográfica para que o passageiro se familiarize com o ambiente interno de cabine e se prepare para a experiência de voo, ajudando a minimizar a ansiedade e desconforto.


O espaço está localizado na sala de embarque doméstica, entre os portões 21 e 22, e também serve como ponto de apoio a passageiros com deficiências ocultas. O Aeroporto de Brasília é membro do programa internacional HD Sunflower, que utiliza o cordão de girassol como identificação para pessoas com condições temporárias, crônicas ou deficiências invisíveis.

Para atender especificamente passageiros com TEA, a concessionária criou o programa AUTItude. Nessa iniciativa, o passageiro pode solicitar gratuitamente no balcão de informações um kit contendo protetor auricular descartável, gibi e o cordão de girassol.


O espaço multissensorial do Aeroporto de Brasília está alinhado às melhores práticas internacionais, ampliando os recursos de atendimento inclusivo no terminal.

Sobre o Espaço Multissensorial do Aeroporto de Brasília:Sala Multissensorial | Aeroporto Internacional de Brasília


Localização: Entre os portões 21 e 22, sala de embarque doméstica, no corredor de acesso à conexão internacional.Horário de funcionamento: 24 horasAcesso: Ao lado da porta de entrada há um interfone. Basta apertar o botão que um funcionário irá atender sua chamada e abrirá a porta de forma remota.Capacidade: Até 7 pessoas simultaneamente.Tempo de permanência: Livre, enquanto aguarda o voo.Observação: É importante que passageiros menores de idade ou que necessitem de apoio, estejam sempre acompanhados de um responsável maior de idade.

O uso da sala é gratuito e aberto a pessoas de todas as idades. O ambiente é acessível e monitorado por câmeras.


Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.