Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

FAB irá atender em balsas populações ribeirinhas do Amazonas

Hospital de Campanha  montado pela FAB deve atender 450 pessoas por dia, nas comunidades ribeirinhas do município de Barcelos e do distrito de Moura

Luiz Fara Monteiro|Do R7

FAB: atendimento em balsas às populações ribeirinhas do Amazonas
FAB: atendimento em balsas às populações ribeirinhas do Amazonas FAB: atendimento em balsas às populações ribeirinhas do Amazonas

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da “Operação Excelsior”, realizará uma Ação Cívico-Social (ACISO), de 26 de maio a 04 de junho, nas comunidades ribeirinhas do município de Barcelos e do distrito de Moura, localizados no estado do Amazonas.

O Hospital de Campanha (HCAMP) da FAB será montado em uma das três balsas utilizadas pela Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) na Operação, que percorrerá o Rio Negro atendendo moradores da região, com início dos atendimentos no distrito de Moura, de 26 a 28 de maio, seguindo para Barcelos, de 31 de maio a 04 de junho. Aproximadamente, 450 pessoas devem ser atendidas por dia.

As especialidades oferecidas serão: ortopedia, pediatria, ginecologia, clínica médica, dermatologia, proctologia, fisioterapia e odontologia. Além disso, o HCAMP também realizará atendimentos nas áreas de psicologia, assistência social e religiosa; exames preventivos de colo de útero; exames laboratoriais e de imagem (raio-x e ultrassonografia). Nesses casos, todos os agendamentos serão encaminhados ao HCAMP pelas Secretarias de Saúde das localidades.

Logística

Publicidade

Para a atuação da FAB na Operação Excelsior, está sendo necessário um grande trabalho de logística, visto que, nessa missão, serão empregados mais de 100 militares da Força Aérea. Além disso, ocorrerão atividades de Transporte Aéreo Logístico (TAL); utilização de viaturas, a fim de apoiar os deslocamentos; apoio de Segurança e Defesa de instalações para as balsas; transporte terrestre de materiais, equipamentos do HCAMP e medicamentos, bem como eventuais missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) de pacientes em estado de saúde crítico, dentre outras ações.

De acordo com o Comandante da Operação Excelsior, Brigadeiro Intendente Gilson Alves de Almeida Junior, a ação busca apoiar a população e integrar o território nacional. “Dar esse suporte às populações ribeirinhas, como Moura, Barcelos e adjacências faz parte da missão da FAB. Faremos mais essa com a complementação de atividades de saúde na região. A expectativa é a melhor possível, pois queremos facilitar o atendimento médico a todas as pessoas da região”, destacou o Oficial-General.

Publicidade

Operação Excelsior

A Operação Excelsior é uma ação do Comando da Aeronáutica (COMAER) de caráter ostensivo. A palavra Excelsior significa: Exercício de Campanha de Emprego de Logística, Saúde e Intendência Operacional. Em 2012, foi realizada uma missão semelhante no Amazonas, em termos de objetivos e localidades, chamada de Ágata IV.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.