Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Faltou potência ao avião durante a arremetida, confirma tripulação da TAP

A320 passou próximo a edifícios de um bairro residencial vizinho ao aeroporto de Copenhage depois de uma tentativa de pouso mal sucedida

Luiz Fara Monteiro|Do R7

  • Google News
Compartimento do motor esquerdo aberto no A320 da TAP em Copenhage
Compartimento do motor esquerdo aberto no A320 da TAP em Copenhage The Aviation Herald

A tripulação do Airbus A320-200 da TAP Air Portugal que tentou pousar em Copenhage na última sexta-feira (8) confirmou que a aeronave não forneceu a potência necessária para realizar uma arremetida ideal depois de uma tentativa frustrada de pouso.

Segundo o Aviation Herald, o órgão de aviação da Dinamarca confirmou na última terça-feira (12) que a tripulação declarou emergência devido a não alcançar o desempenho de subida necessário. O avião passou a poucos metros de edifícios de um bairro residencial, vizinho ao aeroporto, conforme o Blog noticiou na última segunda-feira (11).


O Conselho Dinamarquês de Investigação de Acidentes investiga agora por que o desempenho exigido não foi alcançado no motor esquerdo do A320.

Os investigadores receberam a informação de que o comandante decidiu iniciar uma volta e, ao aplicar o TOGA, um reversor de empuxo foi aberto inadvertidamente, causando problemas de controle durante a volta.


A aeronave, matrícula CS-TNV, cumpria o voo TP-754 de Lisboa, em Portugal, para a capital dinamarquesa com 102 passageiros e 7 tripulantes e se aproximava da pista 30 de Copenhage. 

Testemunhas afirmaram que o avião desviou para a esquerda quando se preparava para tocar a pista e a velocidade sobre o solo reduziu drasticamente de 133 para cerca de 120 nós. Ainda de acordo com depoimentos, a ponta da asa e o motor esquerdos teriam tocado no solo, fazendo com que o jato quase atingisse uma antena.


Esta versão foi negada pela tripulação e não confirmada pelas investigações iniciais.

Após a primeira tentativa de pouso e a dificuldade em conseguir potência para subir devidamente, a tripulação deu uma volta e se posicionou para outra aproximação na pista 22L e pousou sem maiores incidentes cerca de 20 minutos após a volta.

A aeronave ainda está no solo em Copenhague em 12 de abril.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.