Luiz Fara Monteiro Feira de aviação em Congonhas 2023 bate recorde de público em três dias

Feira de aviação em Congonhas 2023 bate recorde de público em três dias

Foram mais de 17 mil pessoas, 120 marcas e 43 aeronaves na Labace 2023

Labace 2023: recórde de público

Labace 2023: recórde de público

EGOM PR - Divulgação

Realizada na semana passada, no Aeroporto de Congonhas, a LABACE 2023 recebeu 17.342 participantes e visitantes ao longo dos três dias, 26% a mais em relação a 2022.

Considerado o maior evento de aviação de negócios da América Latina, a feira atraiu visitantes de todo o país e do exterior. Pilotos, proprietários de aeronaves, profissionais da área, empresários e outros interessados na aviação de negócios estiveram em Congonhas para ver as novidades do mercado, acompanhar os investimentos e as tendências do segmento e se informar nas palestras e painéis da feira.

Mais de 120 marcas participaram desta edição, em que foram expostas 43 aeronaves na área estática. A LABACE tem sido o melhor espaço para o início de novas negociações, networking, lançamento de produtos e fechamento de negócios.

“O evento acontece em um momento em que a aviação de negócios vai muito bem em todo o mundo e abre novas perspectivas para todas as áreas, incluindo além de comercialização de aeronaves novas e usadas, a manutenção, a venda de sobressalentes, o gerenciamento e compartilhamento de aeronaves, além de forte incremento em operações aeroportuárias e outros”, disse Flávio Pires, CEO da Abag (Associação Brasileira de Aviação Geral), organizadora do evento. Segundo ele, a organização apostou em um evento mais sofisticado, focado exclusivamente no público de aviação corporativa e executiva, e o resultado foi bastante positivo.

Desde o início da pandemia, o segmento da aviação geral experimenta um notável crescimento. Atualmente, o Brasil conta com uma importante frota de aeronaves, totalizando 9.696 unidades operacionais, que incluem turboélices, jatos, aviões com motores convencionais e helicópteros.

Entre junho de 2022 e junho de 2023, a frota de jatos expandiu-se em 7,0%, enquanto o número de helicópteros a turbina aumentou 7,0%, impulsionado pela retomada da operação offshore. Notavelmente, a frota de aeronaves turboélice teve um impressionante crescimento de 12,7% %, em grande medida devido ao bom momento vivido pelo agronegócio brasileiro. Estes números ilustram um cenário de fortalecimento e diversificação no setor da aviação de negócios no país, enfatizando a importância dessa área no atual contexto socioeconômico, bem como no aumento da capacidade e conectividade do transporte aéreo nacional.

O ciclo de palestras também movimentou bastante a LABACE 2023. Os principais temas foram sustentabilidade no setor, incluindo o SAF (Sustainable Aviation Fuel), dos chamados carros elétricos (e-VTOL) e do bom momento da aviação de negócios.

A próxima edição da LABACE está programada de 6 a 8 de agosto de 2024.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas