Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro

Filipinas paralisa todos seus caças após acidente durante missão noturna

Jatos FA-50PH desapareceu do radar quando seguia para uma missão tática. Dois pilotos morreram

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

Caça FA-50PH da Força Aérea das Filipinas Philippine Air Force

A Força Aérea Filipina (PAF) anunciou que seus 11 caças FA-50PH foram ordenados a aterrar após a queda de uma aeronave de fabricação sul-coreana que matou dois pilotos na terça-feira.

Os destroços foram localizados nas proximidades do Complexo Mount Kalatungan, na província de Bukidnon depois de mais de 24 horas de buscas.

A porta-voz da PAF, Coronel Ma. Consuelo Castillo, disse que a Força Aérea conduziria uma “investigação completa” para determinar a causa exata do acidente.


Apesar da paralisação dos FA-50PHs restantes, Castillo garantiu ao público que a PAF será capaz de monitorar e defender o espaço aéreo do país usando suas outras aeronaves, sistemas de radar e seus sistemas de defesa aérea terrestres.

O FA-50PH com número de cauda 002 foi dado como desaparecido pouco depois da meia-noite de terça-feira, 4 de março, quando estava prestes a participar de uma operação “tática noturna” junto com outros caças a jato semelhantes, informou a Philippine News Agency.


Castillo disse que esta aeronave perdeu contato com as outras “vários minutos antes de chegarem à área alvo de operação”.

“Uma operação de busca e resgate em grande escala, iniciada em 4 de março de 2025, envolveu a PAF, o Exército Filipino e voluntários civis locais no terreno montanhoso de Bukidnon. A operação priorizou a recuperação do piloto”, ela acrescentou.


Usando sinais do transmissor localizador de emergência e dos sinalizadores de localização da aeronave, as aeronaves da PAF conduziram buscas aéreas como parte das tentativas de localizar a aeronave abatida e sua tripulação.

Apesar das condições desafiadoras, incluindo neblina densa e terreno difícil, Castillo disse que os helicópteros da PAF mobilizaram com sucesso forças especiais do Exército e voluntários civis para buscas terrestres.

“Com profundo pesar e tristeza profunda, a PAF anuncia a perda dos dois pilotos a bordo”, disse ela.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.