FlySafair, da África do Sul, é a companhia mais pontual do continente africano e do Oriente Médio
Aérea teve 93,8% dos voos chegando na hora marcada. Oman Air e Royal Jordanian ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, em ranking da Cirium
A FlySafair, companhia aérea sul-africana, registrou uma taxa de chegada pontual de pouco menos de 94%. Seu fator de conclusão (porcentagem de voos não cancelados) foi de 99,86%. Os números estão no tradicional ranking de pontualidade de companhias aéreas e aeroportos para todo o ano de 2024, da Cirium, que analisou um total de mais de 57.000 voos em todo o mundo.
“Atingindo impressionantes 93,82% de voos chegando no horário, este marco destaca a excelência operacional e a confiabilidade da FlySafair, solidificando seu status como uma transportadora de destaque em uma indústria competitiva. Esta conquista é particularmente significativa para a aviação sul-africana, posicionando o país como um líder em viagens aéreas confiáveis dentro do continente”, disse o diretor de marketing da Cirium, Jim Hetzel.
Outros vencedores regionais foram a Japan Airlines (Ásia-Pacífico), a Delta Airlines (América do Norte), a Iberia Express (Europa; Companhias Aéreas de Baixo Custo) e a Copa Airlines (América Latina).
A empresa de análise de aviação Cirium analisa mais de 25 milhões de pontos de dados de mais de 600 fontes todos os dias para determinar se as companhias aéreas estão cumprindo seus horários de chegada programados. Um voo é considerado pontual se chegar dentro de 14 minutos e 59 segundos de seu horário de pouso programado. Apenas as transportadoras aéreas que excedem um limite de tamanho operacional e diversidade regional são elegíveis para as classificações globais.
A companhia aérea mais pontual do mundo (internacional) foi a Aeromexico, enquanto a FlySafair da África do Sul liderou a lista regional para África e Oriente Médio.
Criada em 2013, a FlySafair é uma companhia de baixo custo, com sede em Joanesburgo, maior cidade sul-africana. É uma subsidiária da Safair e voa para 14 destinos na África Subsaariana.
Recentemente, a FlySafair ganhou as manchetes por um vídeo viral com uma funcionária de uma rede de rádio e TV estatal agredindo comissárias em um voo entre Durban e a Cidade do Cabo, aeroportos que no ranking de 2023 da Cirium apareciam entre os 20 melhores aeroportos pontuais. Na ocasião, O Aeroporto Internacional King Shaka de Durban ficou em quinto lugar com um desempenho pontual de 89,73% e uma taxa de cancelamento de 1,37%. As quatro primeiras posições foram ocupadas por companhias aéreas japonesas.
O Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo obteve o 16º lugar com um desempenho pontual de 87,26% e uma taxa de cancelamento de 1,02%.
Em 2024, os aeroportos globais com melhor desempenho foram:
- Aeroporto Internacional Rei Khalid de Riade (RUH), na Arábia Saudita.
- Aeroporto Internacional Jorge Chávez de Lima (LIM), no Perú.
- Aeroporto Internacional Benito Juarez da Cidade do México (MEX), no México.
- Aeroporto Internacional de Salt Lake City (SLC), nos Estados unidos.
- Aeroporto Internacional Santiago Arturo Merino Benitez (SCL), no Chile.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.