Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Grupo indiano firma parceria com a Embraer para a fabricação de aeronaves comerciais no país

Fábrica produzirá jatos regionais utilizados em rotas de curta e média distâncias, com capacidade para até 146 passageiros

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
E-195-E2, da Embraer: fabricante brasileira poderá ter linha de montagem na Índia Divulgação Embraer

A Índia está prestes a se tornar um dos poucos países do mundo a ter uma linha de montagem final para aeronaves comerciais de asa fixa, anuncia a mídia local. Segundo o noticiário desta quinta-feira (8), o grupo indiano Adani Aerospace firmou uma parceria com a Embraer para fabricar os jatos regionais da empresa aeroespacial brasileira no país asiático, informou o Times of India .

Essas aeronaves, projetadas para operações de curta a média distâncias, com capacidade para 70 a 146 passageiros, são atualmente utilizadas por companhias aéreas em diversos mercados globais.


No mês passado a Adani Aerospace assinou um memorando de entendimento com a Embraer no Brasil para as Linhas de Montagem Final de aeronaves, chamado de FAL (Front-Aircraft Line).

Com a carteira de encomendas de aeronaves das companhias aéreas nacionais já na casa dos milhares, os responsáveis ​​políticos indianos consideram este o momento certo para consolidar a montagem de aeronaves no país.


A ideia é simples: os primeiros clientes da linha de montagem comercial da Índia recebem incentivos fiscais maiores e, à medida que os volumes aumentam, o suporte diminui gradualmente, permitindo que o ecossistema se torne autossuficiente.

“Diversas coisas estão sendo consideradas, incluindo incentivos fiscais para quem encomendar desta FAL. Como em qualquer programa novo, a ideia é oferecer incentivos de forma decrescente à medida que os pedidos aumentam, digamos, a cada 50 pedidos realizados”, disse um funcionário, citado pelo TOI .


A Embraer não está começando do zero. Suas aeronaves já voam nos céus indianos, e essa familiaridade pode dar um impulso inicial à linha de montagem proposta.

O governo espera que o sucesso desta Linha de Montagem Final (FAL) possa encorajar gigantes globais da aviação, como a Airbus e a Boeing, a considerarem a instalação de linhas de montagem completas na Índia, em vez de limitarem o envolvimento ao fornecimento de peças.


Além da montagem, a ambição mais ampla do Grupo Adani está se consolidando em torno da manutenção, conversões e suporte de longo prazo para aeronaves. O Grupo é um conglomerado multinacional indiano com sede em Ahmedabad com atuaçãoes nos mercados marítimo, aeroportuário e de energia. Mais de 60% de sua receita é derivada de negócios relacionados ao carvão.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.