LATAM cresce em MG e inaugura seu 54º destino brasileiro: Juiz de Fora
Polo moveleiro de Juiz de Fora e Zona da Mata atrai viajantes a negócios. Companhia estreou seu quarto destino em Minas Gerais com voos diretos e diários a partir do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo
Luiz Fara Monteiro|Do R7
A LATAM inaugurou oficialmente hoje (26/7) as suas operações no Aeroporto da Zona da Mata (Juiz de Fora), localizado entre os municípios de Rio Novo e Goianá. Com voo direto e diário a partir de São Paulo/Guarulhos, o aeroporto mineiro é agora o 54º destino da companhia no Brasil. É ainda o quarto destino da empresa em Minas Gerais, depois de Belo Horizonte/Confins, Uberlândia e Montes Claros. Atualmente, a LATAM já recuperou 100% da sua oferta doméstica de assentos (ASK*) no estado, em comparação com julho de 2019 (antes da pandemia de Covid-19).
Para Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, a chegada da empresa ao seu quarto destino em Minas Gerais reforça o momento de retomada e crescimento da companhia no País. “Este é um dos investimentos que mantivemos para ampliar a nossa presença no Brasil em 2022. Isso foi possível porque hoje a LATAM é uma empresa mais eficiente, o que nos possibilita a abertura de novos voos e destinos para atender viajantes a negócios e a lazer de todo o País”, explica.
De acordo com o superintendente do Aeroporto, Flávio Santos, a chegada da LATAM abre novas portas para o desenvolvimento regional. “É com muita satisfação que recebemos a LATAM no Aeroporto da Zona da Mata. Vocacionada para o turismo de negócios, nossa região conquista a ampliação da conectividade para a capital paulista e, a partir dela, para outros importantes destinos nacionais e internacionais, potencializando a capacidade de novos negócios para as cidades atendidas pelo Aeroporto”.
Claudio Gomes, diretor de Aeroportos da Socicam, considera o início das operações da companhia um marco importante. “O incremento da oferta de voos é algo muito desejado por nossos clientes. Além da viabilização de novos negócios, a conectividade com a capital paulista também beneficia de forma considerável o fomento de outras modalidades de turismo. Temos certeza de que o trabalho conjunto permitirá mais e melhores opções para os passageiros e usuários do Aeroporto Presidente Itamar Franco”.
Juiz de Fora/Zona da Mata é o quinto novo destino aberto pela LATAM no Brasil em 2022. Agora, a companhia já voa para 54 destinos no Brasil (antes da pandemia de Covid-19 eram 44). Recentemente, a LATAM inaugurou operações em Sinop, Montes Claros, Cascavel e Caxias do Sul. Em agosto, serão inauguradas operações em Presidente Prudente.
Com cerca de 1h15 de duração, os voos decolam diariamente de São Paulo/Guarulhos às 7h40 (hora local) e de Juiz de Fora/Zona da Mata às 9h35. São operados com aeronaves Airbus A320, que possuem capacidade para até 176 passageiros (8 em classe Premium Economy e 168 em Economy). As passagens estão disponíveis em latam.com e demais canais de vendas.
O Aeroporto da Zona da Mata é a principal opção de transporte aéreo para atendimento de Juiz de Fora e região. O empreendimento conta com infraestrutura moderna, amplo saguão para passageiros e usuários, capacidade para 600 mil passageiros/ano, além da segunda maior pista de Minas Gerais, com 2.525 metros.
Além disso, o Aeroporto é o primeiro do Brasil a obter a Certificação LEED Gold (Liderança em Energia e Design Ambiental), um selo sustentável internacional que tem por objetivo incentivar a diminuição de impactos ambientais em edificações e suas operações.
Além de oferecer mais possibilidades para o transporte de passageiros, o início dos voos nesta rota também implementa o transporte de cargas por meio das operações da LATAM Cargo, empresa de logística do Grupo LATAM, que utiliza os porões das aeronaves de passageiros para este fim.
No embarque em São Paulo/Guarulhos ocorreu a cerimônia de corte de fita, com um discurso de Derick Barboza, diretor de Aeroportos da LATAM Brasil. Além disso, os passageiros do primeiro voo foram presenteados com biscoitos de araruta, típicos de Juiz de Fora e região. No desembarque no novo destino, autoridades dos municípios de Goianá, Rio Novo, Juiz de Fora, São João Nepomuceno, Ubá e Viçosa e do Estado de Minas Gerais se reuniram para acompanhar o início das operações.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.