Luiz Fara Monteiro LATAM é a aérea mais pontual dos últimos 12 meses em Aracaju

LATAM é a aérea mais pontual dos últimos 12 meses em Aracaju

Entre maio de 2022 e abril de 2023, companhia obteve 90,15% de pontualidade em mais de 1.200 voos domésticos com destino à capital sergipana

Entre maio de 2022 e abril de 2023, LATAM registrou 90,15% de pontualidade em mais de 1.100 voos domésticos com destino à capital sergipana, o seu melhor desempenho no Brasil
Entre maio de 2022 e abril de 2023, LATAM registrou 90,15% de pontualidade em mais de 1.100 voos domésticos com destino à capital sergipana, o seu melhor desempenho no Brasil LATAM - Divulgação

A LATAM é a companhia aérea mais pontual do aeroporto de Aracaju nos últimos 12 meses. Segundo dados de pontualidade registrados pela Cirium, empresa especializada na análise de dados da aviação mundial, 90,15% dos voos da companhia com destino à capital sergipana entre maio de 2022 e abril deste ano pousaram dentro do horário programado. Este é o melhor desempenho da LATAM em todo o Brasil. Para medir o indicador de OTP (On-Time Performance), a Cirium avalia os voos comerciais de todo o mundo que chegaram ao seu destino dentro do horário previsto (até 14 minutos após o esperado).

Ao todo, a LATAM pousou um total de 1.200 voos em Aracajú nos últimos 12 meses. Os resultados levam em consideração toda a operação doméstica da companhia com destino à capital sergipana em seus voos diretos a partir dos aeroportos de Guarulhos (opera três voos diários) e Brasília (opera um voo diário).

"Pousar mais de mil voos no horário em uma capital que recebe turistas do mundo inteiro é um grande desafio. Esses números são muito relevantes e o nosso melhor desempenho em todo o Brasil. Isso representa o enorme respeito que temos pelo tempo do nosso cliente e investimos em eficiência operacional para proporcionar a todos que visitam Aracaju uma experiência de viagem cada vez mais simples, rápida e segura”, afirma Samuel Di Pietro, diretor do Centro de Controle de Operações da LATAM Brasil.

Durante 2022, a LATAM operou mais de 2.100 pousos e decolagens em Aracaju. Para 2023, a companhia prevê um aumento de 35% na oferta de voos na capital sergipana em função da forte demanda impulsionada pela retomada do setor de turismo.

LATAM MAIS FORTALECIDA, EFICIENTE E COMPETITIVA EM 2023

Cada vez mais fortalecida, eficiente e competitiva, a LATAM tem promovido o crescimento sustentável de suas operações no Brasil. Como resultado, a companhia liderou o setor aéreo brasileiro nos últimos dois anos (2021 e 2022), segundo a ANAC. Além de voar para seu recorde de 55 destinos no Brasil, a LATAM é a empresa que mais conecta o País com o mundo, com voos diretos para 21 destinos internacionais (em 28 rotas operadas a partir dos aeroportos de São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Galeão, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Fortaleza) e voos com conexão para outros 67 destinos em todos os continentes, com exceção da Ásia. Em março deste ano, a LATAM inaugurou as suas operações em Passo Fundo (RS) e as rotas internacionais Porto Alegre-Santiago e Brasília-Lima. Ainda em 2023, vai iniciar voos diretos do Brasil para Joanesburgo (África do Sul) e Los Angeles (EUA), sendo esta última a primeira entrega efetiva no mercado brasileiro da sua Joint Venture com a Delta Air Lines.

COMO A LATAM INVESTE EM PONTUALIDADE

O índice de 90,15% de pontualidade alcançado pela LATAM no aeroporto de Aracaju nos últimos 12 meses é resultado do contínuo trabalho para aumentar a sua eficiência operacional e, assim, oferecer ao cliente uma experiência de viagem cada vez mais simples, rápida e segura. Para isso, a companhia adota ações estratégicas coordenadas em cinco frentes:

AMPLA CONECTIVIDADE: A LATAM acredita que a base da pontualidade dos voos nasce com o planejamento de uma malha aérea doméstica e internacional que seja rentável e robusta e que precisa considerar alguns conceitos, como tempo de voo apropriado, o tempo adequado que a aeronave deve permanecer em solo e flexibilidade para absorver impactos operacionais.
FROTA EFICIENTE: O grupo LATAM investe na renovação por uma frota mais eficiente e iniciou 2023 com 16 aeronaves Airbus A320neo em operação. O crescimento reflete o investimento total em mais de 100 aeronaves mais eficientes e sustentáveis dos modelos A320neo, A321neo e A321 XLR até o final desta década. Somente neste ano, a companhia deve receber mais 15 aeronaves Airbus, incluindo a chegada do seu primeiro A321neo, que será operado pela LATAM Brasil. O modelo tem motores de última geração e tecnologias de ponta para uma operação com o menor consumo de combustível e comprometida com a sustentabilidade. Atualmente, o grupo LATAM busca compensar 50% de suas emissões domésticas até 2030 e ser uma companhia carbono neutro até 2050.
TRIPULAÇÃO BEM PLANEJADA: Outro fator importante que é levado em consideração pela LATAM Brasil é a escala da sua tripulação técnica (pilotos) e de cabine (comissários), que deve ser planejada com eficiência e garantir a robustez necessária a fim de absorver os eventos operacionais como condições climáticas, por exemplo.
OPERAÇÕES DE SOLO E MANUTENÇÃO DE EXCELÊNCIA: A LATAM também tem otimizado a operação dos seus principais centros de manutenção de linha no Brasil, localizados nos aeroportos de Brasília, Congonhas e Guarulhos. A medida garante que o trabalho de manutenção das aeronaves que operam voos domésticos seja mais eficiente no pernoite para evitar ações durante o dia, o período de maior utilização das aeronaves. E tem reforçado também as suas equipes de manutenção em áreas operacionais estratégicas, incluindo processos de treinamento e de qualificação. Além disso, a LATAM usa parâmetros técnicos mais amplos de monitoramento das aeronaves para a realização de manutenções preditivas. Com isso, tornou-se possível programar ações de manutenção a partir de análises de performance e, consequentemente, antes que um evento ocorra. Isso gera menos impactos operacionais para o cliente, como atrasos e cancelamentos de voos. Vale destacar que o programa preditivo é adicional ao programa de manutenção preventiva determinado pelos fabricantes das aeronaves. Como resultado, a LATAM tem reduzido de forma considerável o tempo de indisponibilidade das suas aeronaves no Brasil. Nos aeroportos, a companhia tem revisado diversos processos internos e intensificado o treinamento regular das equipes com o objetivo de garantir melhores processos aeroportuários e um atendimento mais empático e rápido ao cliente, sobretudo em situações de contingências operacionais.
EXPERIÊNCIA DIGITAL: A LATAM tem buscado transformar a jornada do cliente para que a sua viagem seja cada vez mais rápida, fácil e segura. Por isso, tem promovido uma verdadeira Transformação Digital com inovações voltadas para a autogestão dos seus produtos e serviços. Uma das principais inovações exclusivas da LATAM é o Check-in Automático, já utilizado por 80% dos passageiros da empresa no Brasil - na prática, os clientes não precisam mais fazer checkin presencial ou online e já recebem automaticamente o seu cartão de embarque virtual. Outras inovações da LATAM são a sua carteira virtual LATAM Wallet, o atendimento personalizado por WhatsApp para clientes de categorias elite do programa LATAM Pass, processos de reembolsos e compensações mais rápidos e simples com a funcionalidade cash out da LATAM Wallet, uma nova plataforma para resgates de produtos do varejo, além do Despacho de Bagagem Express que reduz em até 50% o tempo nas filas, instalado em 9 aeroportos com operações da empresa no Brasil.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas