Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro
Publicidade

LATAM é eleita a quinta melhor companhia aérea do mundo pelos passageiros

Revelação é do ranking internacional AirHelp Score. Aérea obteve boas avaliações nos critérios de pontualidade, serviço e processamento de reclamações; Gol e Azul ficaram para trás no ranking

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Latam: quinta melhor companhia do mundo
Latam: quinta melhor companhia do mundo Latam: quinta melhor companhia do mundo

A LATAM Airlines é a quinta melhor companhia do mundo na opinião dos usuários de transporte aéreo. É o que revela o ranking internacional AirHelp Score 2022, divulgado nesta segunda-feira (12). A empresa conquistou boa avaliação dos passageiros nos critérios de pontualidade (8.58), serviço ao cliente (8.13) e processamento de reclamações (7.13), alcançando a pontuação final de 7.95 e garantindo seu lugar no top 10.

Pela oitava vez, a Qatar Airways foi a companhia aérea mais bem cotada no levantamento. A empresa obteve 8.11 como nota final, destacando-se pelo serviço oferecido aos clientes (8.93), consistência no tratamento de reclamações (7.79) e no rigor dos horários (7.62).

Nesta edição foram avaliadas as 64 principais companhias do mundo, contando com cerca de 10 mil avaliações de usuários de 30 países. A pesquisa, realizada de janeiro a outubro deste ano, foi estruturada em três temas centrais: pontualidade dos voos; qualidade do serviço das companhias aéreas; e o processamento de reclamações com base na eficiência para o atendimento a pedidos de indenização de clientes.

Entre as aéreas nacionais, Gol e Azul também foram listadas, mas passaram longe do topo das melhores. A Gol ocupou o 36° lugar do ranking mundial e foi bem avaliada em termos de performance de partida e chegada no horário (8.54) e de serviço (8.00). A companhia recebeu nota 3.27 para processamento de reclamações, chegando a 6.61 como nota final. Já a Azul Airlines ficou na 45ª posição, recebendo nota 8.64 para pontualidade, 8.26 para serviço e apenas 1.71 em relação ao atendimento de reclamações de usuários - pior índice nacional registrado - alcançando pontuação final de 6.20.

Publicidade

“Vemos que as companhias aéreas brasileiras precisam melhorar no atendimento ao passageiro. Apesar de serem pontuais e oferecerem bons serviços, são malvistas pelos usuários quando é necessário agir em casos de reclamação ou queixa. A missão da AirHelp é auxiliar os passageiros aéreos a reivindicar seus direitos garantidos pela lei e conscientizá-los em quais circunstâncias são cobertos pelo Código de Defesa do Consumidor”, avalia Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.

O estudo também apontou as empresas Azul, LATAM e Gol como líderes do ranking das dez maiores companhias aéreas em operação no Brasil, de acordo com as porcentagens de partidas do país. Tap Air Portugal, American Airlines, United Arlines, Avianca, Air France, British Airways e Air Canada também figuram no top 10.

Publicidade

Publicado desde 2015, o AirHelp Score é a avaliação mais abrangente e precisa de companhias aéreas e aeroportos com intuito de ajudar os passageiros a planejar melhor seus voos. O ranking é produzido pela AirHelp, líder mundial na defesa dos passageiros de companhias aéreas.

Sobre AirHelp

AirHelp é a maior empresa mundial especializada em direitos de passageiros aéreos, ajudando os viajantes a negociar indenizações por voos atrasados ou cancelados e em casos de recusa de embarque. A empresa também toma medidas legais e políticas para apoiar o crescimento e a aplicação dos direitos dos passageiros aéreos em todo o mundo. AirHelp já ajudou mais de 16 milhões de pessoas, está disponível em todo o mundo e oferece suporte em 16 idiomas. A companhia também oferece gratuitamente o Guia dos direitos do passageiro aéreo 2022. Trata-se de um manual simples, didático e prático, criado com o objetivo de garantir aos passageiros informações, assistência básica e procedimentos de indenização quando o voo não sai como planejado.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.